Planejamento de gestão de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA

Mayara Caetano Balsamão Pedoni – RA: 0040641022037

Gestão de Qualidade e as normas ISO 9000.

AMERICANA/SP

2011

[pic]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA

Mayara Caetano Balsamão Pedoni – RA: 0040641022037

Gestão de Qualidade e as normas ISO 9000

Trabalho realizado para a matéria de Métodos para Produção doConhecimento sob orientação do Profº. Marcelo Azevedo, como exigência parcial para obtenção da média semestral e com o intuito de criar um pré projeto de trabalho de conclusão de curso, para dar início e conhecimento a pesquisas e produção de textos.

AMERICANA/SP

2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. O QUE É QUALIDADE 3

1.1. Conceito e definição 31.2. Qualidade e sistemas 4

1.3. Q grande e Q pequeno 5

2. O QUE É GESTÃO DE QUALIDADE 6

2.1. Histórico da gestão de qualidade 7

2.2. Definição e conceito de gestão de qualidade 8

2.3. Gestão de qualidade total 8

3. As normas ISO 9000 9

3.1. As quatro principais normas da série ISO 9000 93.2. As normas ISO 9001:2000 e ISO 9004:200 para o entendimento da Gestão de Qualidade. 11

3.3. A importância dos princípios da Gestão da Qualidade para a série ISO 9000:2000 11

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15

APÊNDICE 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de obter omelhor entendimento da Gestão da Qualidade em conjunto com normas da série ISO 90000, baseado em textos de grandes autores.

No primeiro capítulo para o melhor entendimento de Gestão de Qualidade tem-se o conceito, significado e definição de qualidade. E também uma breve explicação de Qualidade e Sistemas e Q grande e Q pequeno para que se possa começar entender a qualidade e a Gestão daQualidade dentro de organizações.

Já o segundo capítulo apresenta o significado de Gestão de Qualidade e o seu conceito e definições. É apresentando um breve histórico do surgimento e acontecimentos da Gestão de Qualidade. E também o surgimento, os conceitos, significados e definições de Gestão de Qualidade Total.

No terceiro capítulo há uma introdução das normas da série ISO9000 que foram aplicadas conforme regras e conceitos da Gestão da Qualidade. Também se mostra as quatro principais normas da ISO dentro da Gestão de Qualidade. E para finalizar,a importância dos princípios da Gestão da Qualidade para a série ISO 9000:2000.

1. O QUE É QUALIDADE

O propósito deste capítulo, antes do melhor entendimento de gestão de qualidade é apontar asdiversas definições de qualidade.

Os equívocos cometidos na definição de qualidade refletem o que se pensa, popularmente, da questão e do próprio emprego da linguagem informal para defini-la.

1.1. Conceito e definição

Considerando-se o fato de que o termo qualidade é bem conhecido e trata-se de uma palavra de domínio público e uso comum, levam-se em conta doisaspectos fundamentais: qualquer que seja a definição proposta para qualidade, espera-se que ela não contrarie a noção intuitiva que se tem sobre ela, isto é, o que já se sabe a respeito do assunto. E também, como a questão da qualidade faz parte do dia-a-dia das pessoas, não se pode identificar e delimitar seu significado com precisão.

Tendo-se em vista essa variabilidade, a ASQ (AmericanSociety for Quality), apresenta o seguinte conceito, “Qualidade – um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição. Em sua utilização técnica, a qualidade pode ter dois significados:

1- As características de um produto ou serviço, que dão suporte (ou sustentação), à sua habilidade em satisfazer requisitos específicos ou necessidades implícitas e;

2-...
tracking img