Planejamento de Experimentos Industriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto







Faculdade Anhanguera
Planejamento de Experimentos Industriais








Faculdade Anhanguera
Planejamento de Experimentos Industriais














Sumário
Introdução...........................................................................................................03
Coleta deDados.................................................................................................04
Ensaios Realizados............................................................................................05
Conclusão...........................................................................................................06
Referências Bibliográficas...................................................................................07
IntroduçãoExperimentos são empregados para resolver problemas de fabricação, decidir entre diferentes processos de manufatura, diferentes conceitos de produto, entender a influência de determinados fatores, etc... Além disso, esta tarefa torna-se cada vez mais importante na medida em que se intensifica a base tecnológica dos produtos e as exigências governamentais e de clientes aumentando a necessidade de empregode experimentos durante todas as etapas do ciclo de vida do produto.
O Planejamento de Experimentos (em inglês Design of Experiments, DOE) é uma técnica utilizada para se planejar experimentos, ou seja, para definir quais dados, em que quantidade e em que condições devem ser coletados durante um determinado experimento, buscando, basicamente, satisfazer dois grandes objetivos: a maior precisãoestatística possível na resposta e o menor custo. É, portanto, uma técnica de extrema importância para a indústria, pois seu emprego permite resultados mais confiáveis economizando dinheiro e tempo, parâmetros fundamentais em tempos de concorrência acirrada. A sua aplicação no desenvolvimento de novos produtos é muito importante, onde uma maior qualidade dos resultados dos testes pode levar a umprojeto com desempenho superior seja em termos de suas características funcionais. Etapas para o desenvolvimento de um Planejamento de Experimentos
Coleman & Montgomery (1993) propõem as seguintes etapas para o desenvolvimento de um Planejamento de Experimentos na Indústria:
Caracterização do problema
Escolha dos fatores de influência e níveis
Seleção das variáveis de resposta
Determinação de ummodelo de planejamento de experimento
Condução do experimento
Análise dos dados
Conclusões e recomendações

Empresa Observada
Os dados deste estudo foram coletados em uma indústria Metalúrgica Indústria Mecânica SAMOT Ltda. Localizada em São Bernardo do Campo com matriz em São Paulo e filial no México uma empresa de grande porte multinacional; os dados aqui colocados foram informados pelomembro do grupo Rivael Vieira com o cargo de operador de máquina. A opção pela qual e empresa em questão foi escolhida foi porque o planejamento de experimentos da organização é rigoroso e fica a disposição dos funcionários para eventuais estudos.

Missão
A indústria Samot busca se aperfeiçoar cada vez mais quando o assunto é qualidade e satisfação do cliente o que ajuda futuramente, pois, avisão do cliente quanto à empresa é o mais importante. E assim vamos crescendo como no planejado com duas plantas em São Paulo é uma no México e futuramente com novas plantas em outros países para que a empresa fique conhecida mundialmente na indústria automobilística.
Valores
“Quando nós criamos a SAMOT, em 1960, a nossa maior preocupação era qualidade e prazo de entrega. Isso era importante para aindústria automobilística, que estava começando no Brasil. Quase 50 anos depois, fidelidade aos clientes, comprometimento e pontualidade continuam fazendo parte da
nossa crença. Foi esse trabalho sério que nos permitiu chegar até aqui, com três unidades, 1200 colaboradores e, mais importante, com a confiança de um mercado cada vez mais exigente. 

Confiança é uma palavra chave. Os nossos...
tracking img