Planejamento de estoques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Melhor resposta - Escolhida por votação
Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados (nacional ou importado), bem como as informações a eles relativos, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender àsexigências dos clientes. A Logística consiste no armazenamento e distribuição de suprimentos(cargas).

Quando se opta pela subcontratação de um operador logístico, todas as atividades complementares à armazenagem e distribuição são naturalmente da responsabilidade do operador logístico. Neste domínio podem incluir-se tarefas como: controle físico e administrativo dos materiais armazenados, higiene elimpeza,monitoramento de eventuais condições especiais (temperatura,umidade,etc.) sistema de câmeras de segurança interna e externa das instalações, manutenção e conservação de toda a estrutura do armazém para um melhor acondicionamento dos materiais.

Ø
* 4 anos atrás
33% 2 Votos

Logística
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
| Esta página ousecção não cita nenhuma fonte ou referência.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:s-fontes}}
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus | |

Pordentro das instalações da Nexus Distribution, uma empresa americana com base logística. Imagem mostra mercadorias empilhadas em paletes com empilhadeira.
A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra osrecursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia deAbastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).
Como ferramental, a logística utiliza (entre outros):
O WMS, WarehouseManagement System, em português - literalmente: sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção. O WMS é uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns.
O TMS, Transportation ManagementSystem, que é um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição. Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades (Gasnier et al., 2001).
O ERP, Enterprise Resource Planning ou SIGE (Sistemas Integrados de GestãoEmpresarial, no Brasil) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais,...
tracking img