Planejamento de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS
FACULDADE DE ARTES VISUAIS
Metodologia do Ensino de Artes
Profª: Alice
Alunos: Enio Moreno

Projeto estampa Brasil
A ser realizado com alunos do 6º ano na Escola Municipal Ary Caetano – Aparecida de Goiânia

1- Planejamento: Este projeto se destina aos alunos de 6º ano, que convivem direta ou indiretamente com o ramo de confecções, por terem seus pais,irmãos ou parentes próximos trabalhando neste ambiente, e se justifica pela possibilidade de que eles próprios possam disseminar informações pertinentes a esta atividade.

2- Unidade Temática: Moda, Vestuário e Estamparia em Tecidos.

3- Objetivos Gerais do Projeto: Promover o conhecimento teórico/prático desta atividade, por meio de recursos audiovisuais, exercícios práticos em estampariacom a utilização de diversas superfícies texturizadas (folhas, esponja, frutas, legumes etc), que serão solicitados aos alunos que os tragam para a sala, onde se proporcionará exercícios práticos, com eles entintando os materiais escolhidos com tinta para tecido, onde os mesmos servirão de base para que os alunos possam carimbar e estampar os tecidos. Para este processo serão adquiridos 10m demurinho (tecido utilizado para confecção de faixas), que serão cortados e divididos entre os alunos.

4- Quantidade de aulas: Para o desenvolvimento deste projeto serão necessárias 00 aulas, que serão distribuídas em função dos conteúdos a seguir:

5- Conteúdos a serem desenvolvidos: A arte em nossas vidas; A moda; Técnicas de fabricação de tecidos; Estamparia manual/Estamparia digital eaula prática.

6- Descrição das aulas: Todas as aulas contarão com apoio audiovisual e farto material ilustrativo, um glossário para explicar palavras desconhecidas.

* 1ª aula – A arte em nossas vidas: A arte está em toda parte – na cidade, revistas, cinema, televisão, história em quadrinho, nas roupas... nos museus. Com o objetivo de apurar o olhar dos alunos para perceberem isso,especialmente no que se refere à moda e ao vestuário. Queremos também que o aluno conheça as técnicas e as linguagens têxteis que poderão ajuda-los a transmitir sentimentos e ideias, propondo experimentações e incentivando o prazer de fazer e descobrir habilidades que lhes serão úteis por toda vida.
Por meio da arte é possível nos comunicarmos com o mundo. Por isso, a arte pode divertir e incomodaras pessoas. Ela pode nos fazer pensar em coisas que em geral não observamos, à primeira vista, no dia a dia. A arte pode ser usada como protesto e ser útil para tornar produtos mais atraentes, na área da indústria e do comércio. A arte, sobretudo, pode dar prazer e emocionar quem a faz e quem a aprecia. Finalizando esta aula, aremos a seguinte pergunta aos alunos: Vocês poderiam imaginar comoseria o mundo sem musica, sem dança, sem imagens, sem histórias, sem vestuário... sem arte?

* 2ª e 3ª aula – A moda e Técnicas de fabricação de tecidos: Homens e mulheres de todo o mundo se vestem de acordo com as convenções determinadas pela cultura de seu povo. Assim, indianas vestem sáris, japoneses vestem quimonos, muçulmanas vestem a burca... No entanto, com a globalização, cada vez maisas pessoas são influenciadas pela moda internacional, uma maneira transitória de se vestir, ditada por empresas e estilistas nos mais importantes centros culturais do mundo, como Paris e Nova York.
O caráter efêmero da moda faz com que alguns a vejam como algo supérfluo e próprio do mundo consumista. Entretanto, todo o sistema no qual está inserida a indústria da moda – uma grande cadeia produtivacom diversificada gama de matérias-primas e peças, que podem ser manufaturadas ou fabricadas em larga escala – vem se tornando objeto de estudo no mundo acadêmico. Da mesma forma, trajes criados por costureiros consagrados de todos os tempos hoje fazem parte de coleções particulares e dos melhores museus públicos do mundo. Isso tudo mostra a importância cultural que a indumentária e o vestuário...
tracking img