Planejamento de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento De Aula

Série: 7º ano Ensino Fundamental
Conteúdo: Descobrimento do Brasil
Objetivos
- Compreender o momento histórico que se originou o descobrimento;
-Localizar transformaçõeshistóricas no tempo;
-Entender a formação da identidade Brasileira.

Metodologia
-Leitura do texto;
-Discussão;
-Exploração de imagens;
-Produção de texto.
Recursos
-Visitar o museu virtualde imagem e história da UNOPAR http://www2.unopar.br/sites/museu/exposicao, utilizando a imagem Desembarque de Cabral em Porto seguro, obra de Oscar Pereira da Silva, 1922.

DesenvolvimentoEnquanto os portugueses realizavam suas expedições marítimas ao redor da África, um novo continente esperava por ser conhecido pelos europeus.
A America era novidade para os europeus. Damesma forma que eles entenderam os povos africanos como uma só sociedade, com apenas uma cultura ( apesar de os povos africanos apresentarem origens, cultura, histórias e costumes diferenciados), elestrataram os diferentes povos que encontraram aqui.
Os europeus chegaram e passaram a tratar todos os povos como se fossem pertencentes a um mesmo grupo, sem respeitar as diferenças. Oterritórios que chamamos hoje de Brasil era habitado por uma grande diversidade de povos. Os primeiros habitantes que mantiveram contato com os portugueses foram os tupis, que viviam no litoral. Assim comotodos os povos que viviam na América, foram denominados índios, devido ao fato de Cristovão Colombo acreditar ter chegado ás índias e 1492. Na Atualidade, a denominação utilizada é Ameríndio.
Odescobrimento do Brasil deve ser entendido dentro das grandes navegações e descobrimentos marítimos. Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo e de lançavam ao mar em busca de novasterras para explorar.
Os habitantes que os portugueses encontraram quando chegaram aqui foram considerado povos inferiores, por se apresentarem nus, cultuarem as forças da natureza( e não ao...
tracking img