Planejamento de auditoria

O processo de Auditoria
Planejamento de Auditoria

1. DEFINIÇÃO
O desempenho da atividade de auditoria requer, como em qualquer outra função, a utilização de ferramentas de trabalho quepossibilitem formar uma opinião.
Cabe ao auditor identificar e atestar a validade de qualquer afirmação, aplicando os procedimentos adequados a cada caso, na extensão e profundidade que cada caso requer,até a obtenção de provas materiais que comprovem, satisfatoriamente, a afirmação analisada.
Segundo Attie (2006, p. 131): A aplicação dos procedimentos de auditoria precisa estar atrelado ao objetivoque se quer atingir. O objetivo é a meta a ser alcançada. Os procedimentos são os caminhos que levam à consecução do objetivo.
Procedimentos de auditoria são as verificações técnicas que, tomadas emconjunto, possibilitam a formação fundamentada da opinião do auditor sobre as demonstrações financeiras ou sobre o trabalho realizado. A opinião desenvolvida pelo auditor precisa estar apoiada embases sólidas, alicerçada em fatos comprovados, evidências factuais e informações válidas.
A oportunidade com que se aplicam os procedimentos de auditoria implica a definição da época apropriada a suarealização. Um procedimento de auditoria proporciona maior ou menor benefício em decorrência de ser aplicado no momento tempestivo. A execução da auditoria tem por objetivo determinar a adequação dodado colocado à prova.
Assim sendo, vemos que a oportunidade (tempestividade) é um elemento essencial em todo o processo auditoria. Muitas vezes, a argúcia e a perspicácia tornam-se fatoresimprescindíveis para aplicação do procedimento em momento oportuno. À medida que o conhecimento do auditor avança em todos os sentidos seu trabalho, sua visão torna-se mais ampla e periférica, conhecendo emdetalhes a forma com que se processam os elementos e seus riscos, podendo determinar a aplicação de determinados procedimentos nos momentos mais oportunos.
2. TÉCNICA DE ABORDAGEM NO TRABALHO DE...
tracking img