Planejamento da comunicacao mercadologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

3º SEMESTRE

Profª Fatima Santos

1

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Aula 1: Noções sobre a elaboração de um briefing adequado: Quais informações são necessárias para fazer uma campanha adequada?

Profª Fatima Santos

2

Briefing – O que é?
Briefing (inglês) = resumo
Relatório das informações necessárias à realização das campanhas de comunicação(publicidade, promoção, marketing direto etc). Não há trabalho em comunicação sem o levantamento inicial de um briefing criterioso.

É o diagnóstico do cliente, de sua empresa, produtos, serviços; o meio utilizado pelas agências para dar início às suas atividades, orientando o trabalho de planejamento, criação e mídia.

Importante: O objetivo do briefing não é somente passar informações, mas criarinteresse e estimular idéias.
Profª Fatima Santos

3

Briefing – Processo
Cliente: passa as informações e a Agência: coleta as informações, checa os dados, enriquece o briefing (ex.: pesquisas) e atua divergindo ou afirmando o conteúdo das informações reunidas, quanto à imagem da marca, posicionamento de mercado, público-alvo, concorrentes, entre outros.

Cliente Emite o Briefing

A G ÊN C I A

Recebe informações

Enriquece o briefing - pesquisas

Orienta o planejamento, criação e Mídia

IMPORTANTE: Briefing é um processo contínuo: o mercado muda rápido e as empresas precisam se adaptar a essas transformações. Além disso, toda vez que há a necessidade de fazer um novo job ou campanha o briefing precisa ser revisto novamente.
Profª Fatima Santos

4

Briefing –Problemas na Elaboração
 Problemas Comuns
• Informações incompletas. • Desconhecimento, por parte do cliente ou da agência, da realidade de mercado. • Pouca objetividade e imprecisão: falhas no marketing que prejudicam a realização de um bom trabalho de comunicação. • Ausência de uma definição clara dos objetivos, influindo no resultado final do trabalho: quando o cliente não sabe o que quer e aagência não sabe o que fazer.

 Soluções Agência
• Comunicação serve para resolver os problemas dos clientes, portanto, o problema é: - definir o problema.

• A agência deve se aprofundar na realidade do cliente, propondo caminhos para focar e solucionar o(s) problema(s) encontrado(s) ou levantado(s) a partir do briefing.

Profª Fatima Santos

5

Briefing – Cuidados ao Levantar os dados“Estamos vendendo pouco”. Qual o histórico da performance comercial e da imagem da marca? O marketing está afinado (público, praça, preço, promoção)? Propaganda não faz milagre, é uma atividade cumulativa com resultados ao longo do tempo: seu cliente sabe disso?

“Somos líderes de mercado”. Tem certeza? Onde estão os dados? Há uma curva de vendas disponível para análise da empresa-cliente e dosseus concorrentes que comprovem esta afirmativa?
“A outra agência não entendeu onde queremos chegar”. Não entendeu mesmo? Houve problemas de relacionamento? A outra agência não fez nada de bom? Quem dificultou a relação, a agência ou o cliente? “Esse dado é confidencial e você não precisa dele”. A relação agência/cliente é como um casamento, ou sabemos tudo sobre o parceiro ou as chances desucesso tornam-se mínimas. “Traga a proposta que a verba decidimos depois”. Como planejar sem uma verba definida para a(s) ação(es)? Será que o cliente é profissional e tem a idéia dos custos aproximados de uma campanha? Será que pode suportá-los?
Profª Fatima Santos

6

Briefing – Dados Relevantes
1. Informações sobre a empresa: Histórico  Empresa. Colha o maior número de dados possíveis,entre eles: fundação, estrutura, matriz e filiais, ramo de atuação, linhas de produtos e serviços, estrutura de vendas/pós-vendas, performance ao longo do tempo. • • • • Se exerce liderança no seu ramo de atuação Fatos que a notabilizam (ex.: criadora de algum produto ou serviço inovador?) Fusão/incorporação, cultura/valores (ex.: apóia projetos sociais?, preocupa-se com seu público interno?)...
tracking img