Planejamento da capacidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento da capacidade de produção
O QUE É CAPACIDADE?
O termo capacidade, mencionado isoladamente, esta associado à idéia de competência, volume máximo ou quantidade máxima de “alguma coisa”.
O QUE SIGNIFICA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO?
O termo capacidade, conforme visto considerou o volume ou a quantidade máxima em condições fixas destes ativos ou instalações. Embora estas medidas possamser úteis, e freqüentemente utilizadas pelos gestores de produção, é necessário também se conhecer a capacidade sob seu aspecto dinâmico.
As informações a respeito da capacidade são de fundamental importância. São informações imprescindíveis para todos os níveis da organização: estratégico, tático e operacional.
São várias as definições de capacidade de produção. Mas todas elas apresentam,naturalmente, pontos em comum.
Moreira (1998) chama de capacidade a quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos numa unidade produtiva, num dado intervalo de tempo.

Stevenson (2001) considera que a capacidade se refere a um limite superior ou teto de carga que uma unidade operacional pode suportar. A unidade operacional pode ser uma fábrica, um departamento, uma loja ou umfuncionário.

Slack et al (2002) define capacidade de produção como sendo o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operação.

Ritzman & Krajewski (2004) se reportam à definição do Census Bureau: “capacidade é o maior nível de produção que uma empresa pode manter razoavelmente empregando horários detrabalho realistas dos funcionários e o equipamento atualmente instalado”.
A seguir apresentam-se algumas formas de medir capacidade de produção para vários exemplos de organização.

[pic]
TIPOS DE CAPACIDADES
A denominação utilizada para cada tipo de capacidade definida pode variar de autor para autor, ou de organização para organização. Porém, o significado do conteúdo, independente daterminologia, permanece comum.
Capacidade instalada
É a capacidade máxima que uma unidade produtora pode produzir se trabalhar ininterruptamente, sem que seja considerada nenhuma perda. Trata-se de uma medida hipotética, uma vez que, na prática, é impossível uma empresa funcionar ininterruptamente. Porém, não deixa de ser uma medida importante para tomada de decisão de nível estratégico, com relação ànecessidade ou não de ampliação da capacidade.
Exemplo: uma empresa do ramo alimentício tem capacidade de produzir, em um forno contínuo, duas toneladas de biscoitos por hora. Qual é a capacidade mensal instalada desta empresa?

Resposta:
Capacidade instalada =30 dias x 24 horas x 2 toneladas por hora = 1.440 toneladas de biscoitos por mês.

Neste caso, a unidade de medida da capacidadepode ser em tempo (horas de forno disponíveis) ou em quantidade (toneladas de biscoito produzidas).
Capacidade disponível ou de projeto
É a quantidade máxima que uma unidade produtiva pode produzir durante a jornada de trabalho disponível, sem levar em consideração qualquer tipo de perda. A capacidade disponível, via de regra, é considerada em função da jornada de trabalho que a empresa adota.Exemplo: O fabricante de biscoitos do exemplo anterior, com 720 horas mensais de capacidade instalada, pode trabalhar:

o Um turno: um turno diário, com oito horas de duração, cinco dias por semana. Neste caso, a capacidade de disponível será de 8 x 5 x 4 = 160 horas mensais;

o Dois turnos: dois turnos diários, com oito horas de duração cada um, cinco dias por semana. Neste caso, acapacidade disponível será de 2 x (8 x 5 x 4) = 320 horas mensais;
o Três turnos: três turnos diários, com oito horas de duração cada um, cinco dias por semana. Neste caso, a capacidade disponível será de 3 x (8 x 5 x 4) = 480 horas mensais;
o Quatro turnos: três turnos diários, com oito horas de duração cada um, sete dias por semana (há quatro equipes que se intercalam para garantir o...
tracking img