Planejamento da ação empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento da ação empresarial Organização da ação empresarial

Sem um Planejamento e objetivos em uma caminhada, tanto no mundo pessoal e no organizacional, poderemos nos perder e não chegarmos a lugar algum, pois não é possível uma caminhada sem termos uma direção.
Definirmos os objetivos é elemento chave para a caminhada, muitas organizações acabam perdendo grandes oportunidades por nãoacreditar na eficiência de um bom planejamento.
Sem planejamento não há meios para decidir no presente o melhor caminho a ser trilhado para alcançar no futuro os resultados almejados. Quanto melhor o planejamento maior será a possibilidade de uma realização eficaz no futuro.

“Quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve e nunca se chega a lugar nenhum” (ditado popular)

“Planejar é oprocesso de definir objetivos, atividades e recursos.” (Maximiano)

“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes." (Peter Ducker)

“O abstrato se transforma no concreto na execução doplanejamento.” (Alvaro Granha Loregian)

O que é planejamento segundo pesquisa realizada no livro ADMINISTRAÇÃO - Novo Cenário Competitivo - Bateman Snell .
O planejamento é o processo consciente, sistemático de tomar decisões sobre metas e atividades que um indivíduo, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro. O planejamento fornece a indivíduos e unidades detrabalho um mapa claro a ser seguido em suas atividades futuras, ao mesmo tempo, esse mapa pode permitir circunstâncias individuais e mudanças nas condições. O planejamento é um processo de decisões, onde se identifica o diagnostico do problema, gera-se soluções alternativas, faz-se escolha a implementação e avaliação.
Em um planejamento se analisa o contexto, estuda os eventos passados, examina ascondições atuais e tenta prever tendências futuras. Focaliza as forças internas que agem na organização ou unidade de trabalho e, seguindo a abordagem de sistemas abertos, examina a influências do ambiente externo.
Há planejamento de curto, médio e longo prazo, os tomadores de decisão devem avaliar vantagens e desvantagens e efeito potencial de cada meta e de cada plano alternativo. O tomador dedecisão deve priorizar as metas ou mesmo eliminar algumas após considerações adicionais.

O que é planejamento segundo pesquisa realizada no livro ADMINISTRAÇÃO (PLT) - Idalberto Chiavenato
Segundo Chiavenato planejamento representa a primeira função administrativa em uma organização, que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle.
O planejamento determinaantecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e qual a melhor forma possível para serem alcançados.
No fundo, o planejamento lida com o futuro, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo.
Podemos dizer que o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maiorconsistência no desempenho das organizações, principalmente em meio as constantes mudanças globais onde é preciso buscar novos caminhos para compreender, antecipar, explorar a mudança e cooperar com ela.
Planejar para o futuro é a chave para lidar com a mudança positiva e proposital.

O que é planejamento segundo pesquisa realizada através de um site – Marcio Eduardo Corrêa Sampaio
SegundoMarcio planejamento é um processo contínuo e dinâmico que se consciste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.
Essas ações segundo ele, devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de uma forma adequada e considerando alguns aspectos...
tracking img