PLANEJAMENTO ANUAL DE CURSO DE PORTUGU S

1847 palavras 8 páginas
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFª MARIA ARIOENE DE SOUZA ENSINO MÉDIO
RUA PEDRO CÂNDIDO SOBRINHO, 38
CAMPO REDONDO ­ RN
CEP: 59 230­000

PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS
Matriz de Referência: linguagens, Códigos e suas Tecnologias
1.Componente Curricular:
Língua Portuguesa

2.Eixos Cognitivos:
Dominar linguagens (DL)
: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. Enfrentar situações­problema (SP)
: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações­problema. Construir argumentação (CA)
: relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. Elaborar propostas (EP)
: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

3.Competências:
Competência 1 ­ Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. ● Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
● Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
● Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
● Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

Competência 2 ­ Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de

Relacionados