Planejamento anual 1º ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“ A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I”

JUSTIFICATIVA:

Escolhi o tema: “A escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental I” para aprofundá-lo em meu trabalho de conclusão do curso de Pedagogia.
Muitos alunos não se sentem estimulados a trabalhar com a linguagem escrita e quando o fazem é simplesmente para atender àquilo que lhes é exigido; não escrevem para siou para um determinado leitor, escrevem apenas porque “a professora mandou.”
É necessário refletir sobre as práticas de ensino adotadas pelos professores e tratar com os alunos a questão da interlocução, escrever para um leitor pré-definido ou mesmo desconhecido, lembrando-se que sempre escrevemos para alguém, às vezes até para nós mesmos, como por exemplo nas anotações que fazemos em umdiário pessoal.
Creio que é possível mudar a concepção que os alunos têm da escrita, da redação, fazer com que eles encontrem sentido nessa prática educacional.
Nossos alunos devem ser capazes de compreender o significado da leitura e da escrita e saber usa-las em seu cotidiano de forma a atender às exigências da própria sociedade.Temos que incentivá-los a escrever sobre assuntos quefazem parte do seu dia-a-dia, como um bilhete a respeito de um filme que viu e que pode ser indicado a um colega; a receita de bolo que eles mais gostam de comer; a lista de convidados para sua festa de aniversário; possibilidades que proporcionem uma reflexão sobre as diferentes estruturas de texto e que auxiliam os alunos a exercerem sua cidadania.
A sala de aula deve democratizar o contatocom a cultura escrita, tornando o ambiente propício à alfabetização, sendo um espaço provocador no qual a criança encontre no sistema de escrita um desafio e uma diversão: deve ter livros, cartazes com listas, nomes e textos elaborados pelos alunos (tendo o professor como escriba dos textos ditados pelos alunos que ainda não dominam a escrita) nas paredes e recortes de jornais e revistas dointeresse da garotada e ao alcance de todos.
Como fazer tudo isso? Por onde começar?
Através desse trabalho irei propor maneiras de viabilizar as propostas acima descritas.


DESENVOLVIMENTO:


Há alguns anos, antes da invenção do telefone e dos computadores, uma parcela muito pequena da população costumava escrever muito mais do que escreve atualmente. A comunicação escritaera feita através de cartas e bilhetes. As novidades eram narradas a alguém que estava distante através de longas e saudosas cartas. Hoje, devido a tecnologia, as pessoas acham mais fácil usar o telefone e a Internet para se comunicar.
A leitura de jornais permite que fiquemos a par dos acontecimentos que ocorrem no Brasil e no mundo, antigamente estes eram disputados por muitos. Hoje, emqualquer livraria ou banca de jornais, é possível encontrar uma infinidade de jornais e revistas informativas, o sistema de assinatura anual permite recebê-los em casa, com todo conforto, nem por isso a maior parte da população têm acesso à essas informações. É mais prático sentar-se à frente da t.v. e assistir ao noticiário.
Nossos jovens “pagam” para não ter que escrever. E eles têm razão,como vemos nas afirmações de Geraldi: “ ‘O exercício de redação, na escola, tem sido um martírio não só para os alunos, mas também para os professores. Os temas propostos têm se repetido de ano para ano, e o aluno que for suficientemente vivo perceberá isso...’ Os temas são sempre os mesmos: ‘ Minhas férias’, ‘O dia das mães’, ‘São João’, ‘Minha Pátria’, ‘ Natal’ e assim por diante... Tais temas,além de insípidos, são repetidos todos os anos, de tal modo que uma criança de sexta série passa a pensar que só se escreve sobre essas ‘coisas’ ”[1]
Para os professores, a prática escolar da redação também tem sido desanimadora. Geraldi cita algumas razões do desânimo dos professores : “ Para o professor, por outro lado, vem a decepção de ver textos mal redigidos, aos quais ele havia...
tracking img