Planejamento alimentar do adolescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
ESCOLA DE NUTRIÇAO

DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO NORMAL

NUTRIÇÃO DO ADOLESCENTE

RIO DE JANEIRO

2010

1) QUESTÕES

Masculino

Por que você vem fazendo uso de suplementos alimentares? Recebeu alguma orientação?
Existe algum motivo específico para sua recusa a frutas e vegetais?
Quandoingere álcool costuma alimentar-se ou perde o apetite?
Qual seu percentual de massa magra corporal?
Qual o volume de água ingerido diariamente?
Qual o seu comportamento durante o treino? É agressivo? Fica cansado com facilidade?

Feminino

Existe algum motivo mais severo que explique sua não ingestão de carne? Pratica algum tipo de vegetarianismo?
É avessa a carne vermelha somente? Aceitacarne branca de frango ou peixe?
Qual o volume de água ingerido diariamente?
Está insatisfeita com seu peso e por isso buscou fazer dieta anteriormente?
Com que freqüência ingere a soja?
Como funciona seu intestino?

2) PERFIL ALIMENTAR

Masculino

O consumo de cereais está apropriado e equilibrado com as leguminosas na proporção 2:1-3:1. Os vegetais tipo C (aipim, batata, inhamee cará) são fartamente utilizados, e sua ingestão está diretamente ligada ao consumo de carboidratos que está na faixa recomendada de 50 a 65%; porém devemos nos atentar para que talvez 57% de 3200 kcal seja um consumo muito alto de glicídios. O consumo de vegetais tipo A e B está insuficiente, o que nos chama atenção para os micronutrientes presentes nesse tipo de alimento:
- Talvez a ingestãode selênio esteja um pouco prejudicada ( presente em veg A como: aipo, repolho, brócolis e pepino) – possui importante papel antioxidante e sua baixa ingestão pode alterar a função tireoidiana.
- A ingestão de iodo pode estar inadequada também, pois não é verificado um grande consumo de alimentos folhosos, principalmente, veg A: espinafre e o agrião – presentes nos hormonios tireoidianos, queaceleram as reações celulares em praticamente todos os órgãos e tecidos do organismo, isso se reflete no aumento do metabolismo basal, aumento do consumo de O2 e produção de calor.
- A ingestão de vitamina A também pode estar prejudicada devido o não consumo de vegetais B como: abóbora, cenoura e veg. A como agrião, couve e almeirão – essa vitamina participa do processo visual, atua na manutençãode pele, mucosas e atua tambám no crescimento e reprodução.
O consumo de frutas está adequado, o que nos indica uma boa ingestão de fibras solúveis – aumentam o tempo de esvaziamento gástrico (dando maior saciedade), dificultam  o transito de moléculas dentro do bolo alimentar e por esse motivo, essas fibras “capturam” açúcares simples, gorduras, por um tempo longo e evitam que elas sejamabsorvidas.
O consumo de leite e derivados poderia ser levemente aumentada, para provocar uma boa aquisição de cálcio (importante para contração muscular, formação óssea e formação dos dentes) e possivelmente vit. A em fontes de origem animal.
Deve-se atentar para o consumo de ovos, pois apesar de boa fonte protéica e de vit. D (garante a homeostase do cálcio e fósforo) pode implicarno aumento do colesterol, principalmente quando aliado ao consumo de gorduras em excesso proveniente das preparações cárneas. Porém, o óleo vegetal utilizado é fonte de vit. E – importante papel antioxidante e combate aos radicais livres.
A utilização das carnes está elevada, para adolescentes do sexo masculino a recomendação gira em torno de 0,90 g/kg/dia e o consumo protéico está em 15 %,o que numa dieta de 3200 kcal representa 120 gramas diárias, sendo a maioria de origem animal, que não está em equilíbrio 1:1com a proteína vegetal. Porém esse consumo nos indica uma boa ingestão de ferro heme (melhor biodisponibilidade) atua no transporte de O2 e CO2, cromo (atua no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras), cobre (atua na defesa imunológica e transporte do ferro) e...
tracking img