“Planejamento + ações em equipe = melhora na qualidade do ensino-aprendizagem ”

“Planejamento + ações em equipe = melhora na qualidade do ensino-aprendizagem ”


[pic]

“O cuidado somente surge quando a existência de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar-mea ele. Disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas, de seu sofrimento e de seus sucessos, enfim de sua vida. Cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato.Como dizíamos, estamos diante de uma atitude fundamental, de um modo de ser mediante o qual a pessoa sai de si e centra-se no outro com desvelo e solicitude.”

(BOFF, l. 1999, p.91)UNIP INTERATIVA – PÓLO JARDINÓPOLIS/SP
ALUNA: CRISTIANE AP. PUGA BOLZONI
RA: 1118138

INTRODUÇÃO

Com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1997), a supervisão educacional foiconsiderada uma grande aliada do professor na implementação, associada à avaliação crítica, desses parâmetros. Contudo, para que se possa alcançar esse objetivo, é necessário que a supervisão sejavista de uma perspectiva baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade. Nesse sentido, reconhece-se a necessidade de que o supervisor, o orientador e o professor sejamparceiros, com posições e interlocuções definidas e garantidas na escola, desenvolvendo de forma conjunta o planejamento de ações que serão aplicadas na unidade durante o ano letivo.
O planejamento é oprocesso pelo qual se pode traçar os meios para que os objetivos propostos possam ser atingidos, prevendo o futuro e propondo soluções práticas para a solução de problemas que, certamente, surgirão nodecorrer do caminho, evitando-se assim uma improvisação. Esse processo envolve operações mentais, como: analisar, refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir ao longo do tempo, e preverformas de agir e organizar.


JUSTIFICATIVA



“O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego...
tracking img