“Planejamento + ações em equipe = melhora na qualidade do ensino-aprendizagem ”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Planejamento + ações em equipe = melhora na qualidade do ensino-aprendizagem ”


[pic]

“O cuidado somente surge quando a existência de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar-me a ele. Disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas, de seu sofrimento e de seus sucessos, enfim de sua vida. Cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato.Como dizíamos, estamos diante de uma atitude fundamental, de um modo de ser mediante o qual a pessoa sai de si e centra-se no outro com desvelo e solicitude.”

(BOFF, l. 1999, p.91)






UNIP INTERATIVA – PÓLO JARDINÓPOLIS/SP
ALUNA: CRISTIANE AP. PUGA BOLZONI
RA: 1118138

INTRODUÇÃO

Com a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1997), a supervisão educacional foiconsiderada uma grande aliada do professor na implementação, associada à avaliação crítica, desses parâmetros. Contudo, para que se possa alcançar esse objetivo, é necessário que a supervisão seja vista de uma perspectiva baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade. Nesse sentido, reconhece-se a necessidade de que o supervisor, o orientador e o professor sejamparceiros, com posições e interlocuções definidas e garantidas na escola, desenvolvendo de forma conjunta o planejamento de ações que serão aplicadas na unidade durante o ano letivo.
O planejamento é o processo pelo qual se pode traçar os meios para que os objetivos propostos possam ser atingidos, prevendo o futuro e propondo soluções práticas para a solução de problemas que, certamente, surgirão nodecorrer do caminho, evitando-se assim uma improvisação. Esse processo envolve operações mentais, como: analisar, refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir ao longo do tempo, e prever formas de agir e organizar.


JUSTIFICATIVA



“O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de empregode meios materiais e recursos humanos disponíveis visando a concretização de objetivos em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.” (PADILHA. 2001 p.30)

A partir desse conceito, e tendo em vista a importância de um trabalho em parceria da equipe pedagógica, que definam ações concretas que possam se antecipar aos problemas e dificuldades encontradas aolongo do ano letivo, foi elaborado este plano de ação. O eixo norteador das ações aqui propostas será o trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seus encaminhamentos e agindo sobre elas em conjunto, propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem.“Considerar o ensino-aprendizagem escolar como algo que está necessariamente imbricado processo interativo professor-aluno supõe admiti-lo também como movimento contínuo e dinâmico. É importante ressaltar que não estamos partindo do pressuposto de que são dois processos se contrapondo, mas que o ensino-aprendizagem escolar é encarado, em última instância, como inerente a grande parte doprocesso interativo entre professor e aluno.” (SANTOS, 1995, p. 2).


Para a construção desse plano de ação foram levados em conta os diversos seguimentos que compõem a realidade da escola. A construção de um plano não pode ser estática, portanto, várias adaptações serão feitas no decorrer do período, incentivando a participação de todos os integrantes da comunidade escolar, sendo necessário criarespaços para discussões que possibilitem a construção coletiva do projeto educativo, como também criar e sustentar ambientes que favoreçam essa participação.


SITUAÇÃO PROBLEMA

Tendo em vista a responsabilidade social que tem a escola na construção de cidadãos conscientes de suas responsabilidades para com esse mundo, não se podem improvisar as ações que nortearão todo esse processo....
tracking img