Planeamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização e Gestão de Empresas

Planeamento



Índice

1. Introdução 3
2. Definição de Planeamento 5
3. Tipos de Planeamento 6
3.1 Breve Enquadramento Histórico 7
3.2 Planeamento Estratégico 9
3.3 Planeamento Táctico 14
3.4 Planeamento Operacional 14
4. Técnicas de Gestão do Planeamento 15
5. Estudo de Caso – “ReferTelecom, S.A.” 19
5.1 Missão daReferTelecom 19
5.2 Prestação de Serviços pelas diferentes áreas da empresa. 19
5.3 Enquadramento no mercado de trabalho 21
5.4 Organigrama 21
5.5 Planeamento estratégico 22
5.6 O Planeamento Táctico 25
5.7 Planeamento Operacional 25
5.8 Controlo de Gestão 26
5.9 Tecnologias da Informação e Comunicação ao serviço do Planeamento e Controlo 27
6. Conclusão 28
7. Bibliografia29
8. ANEXO 30

*

Introdução
O presente trabalho de grupo foi realizado no âmbito da disciplina de Organização e Gestão de Empresas leccionada no curso de Gestão Internacional do Instituo superior de Ciências da Informação e da Administração, cujo tema é o “Planeamento”.
O principal objectivo deste trabalho reside no alargamento de conhecimentos acerca do tema em estudo, nomeadamente,na compreensão do conceito de planeamento em si e de outros conceitos básicos relacionados com a essência do tema escolhido.
O trabalho de grupo está subdividido em diversas partes, sendo de destacar uma primeira parte onde é feita uma pequena revisão de literatura sobre o tema em estudo, designadamente no que diz respeito à definição do planeamento, distinção, caracterização e enquadramentohistórico das suas três principais tipologias. Adicionalmente, incorporado ainda nesta primeira parte de carácter teórico, são apresentadas algumas ferramentas de gestão do planeamento, a referir, o Gráfico de GANTT e as Redes de PERT.
Numa segunda parte é desenvolvido um estudo de caso, com um cariz mais prático em torno do tema Planeamento. É efectuada uma pequena apresentação da EmpresaReferTelecom, bem como uma breve exposição de todo o seu processo de Planeamento.
Espera-se que, com o presente sejam alcançados os objectivos a que nos propomos e, acima de tudo, que vá ao encontro daquilo que se espera deste trabalho como metodologia de avaliação relativamente conteúdos programáticos da unidade curricular Organização e Gestão de Empresas.



“Planear é uma das básicas e essênciasfunções dos gestores.”
Peter Drucker

Definição de Planeamento
“Tal como os seres vivos, as empresas nascem, desenvolvem-se, atingem a sua maturidade e acabam por morrer, embora a duração de cada uma destas fases possam variar significativamente de empresa para empresa e seja, de modo geral, de difícil previsão para uma empresa concreta.” (Teixeira, 2005)
Sendo as empresas organismosextremamente variados e diversificados, apresentando problemas e desafios específicos, nomeadamente quanto a objectivos, actividades, recursos humanos, equipamento, mercado e estratégia de actuação, a sua gestão apresenta-se como uma tarefa cada vez mais complexa. Desta forma, o gestor terá que combinar e dirigir todos os elementos e recursos que se encontram à sua disposição para atingir os objectivostraçados. Para tal, uma das ferramentas essenciais no processo de gestão de uma empresa é o Planeamento.
Logo na fase de concepção da empresa, uma das primeiras funções a desenvolver é o Planeamento, ou seja, a definição de planos quanto ao futuro desta. Porém, nem sempre tal é possível de ser realizado ou quando o é feito, não se encontra efectuado da forma mais correcta. Assim, apesar de ser aprimeira função no nascimento de uma empresa, o Planeamento apresenta-se como uma actividade contínua, sistemática e disciplinada a realizar em qualquer fase do ciclo de vida de uma empresa.
O Planeamento consiste na elaboração de planos, onde é definido de forma clara e precisa, o que deve ser feito para que se consigam atingir os objectivos pretendidos e como fazê-lo. Está implícito assim, todo...
tracking img