Plan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Estratégico - Uma opção ou uma ferramenta de gestão nos postos de combustíveis
Publicado em: 18/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,063 |


Anúncios Google
Sistema Mestre Cuca Sistema para pizzarias, lanchonetes Pizzarias, Lanchonetes, restaurante www.sistemamestrecuca.com.br
Trabalho Em Casa É grátis e sem limite de tempo! Seu próximo emprego está aqui. www.Infojobs.com.brArmazanagem e Logística Instalações Modernas e Sistema de Segurança com Câmeras em BH/MG GuardeFacil.com/SelfStorage
Balanced Scorecard ScoreMax - Gerencie os Indicadores e o Planejamento Estratégico ! www.scoremax.com.br
1. INTRODUÇÃO
Na atual sociedade, a criação, difusão e proteção do conhecimento predominam, juntamente com o acelerado progresso da tecnologia da informação, resultando emconcorrência acirrada entre as organizações. Em conseqüência disso, a implantação de modelos de planejamento estratégico empresarial tem se tornado a cada dia um fator decisivo e necessário para criações e desenvolvimento de Estratégias Empresariais.
As estratégias empresariais tiveram origem nas operações militares, onde o objetivo fundamental era o sucesso em uma campanha militar, ou seja, avitória em uma batalha ou em uma guerra.
Sun Tzu no século IV A.C. cita que o princípio essencial para elaborar um plano estratégico eficaz é: "Para prever o resultado de uma guerra, devemos analisar e comparar as nossas próprias condições e as de nosso inimigo, baseados em cinco fatores: caminho, clima, terreno, comando e doutrina" SUN-TZU (2004, p. 16).
Com o avanço da globalização e a difusão dagestão do conhecimento, onde as informações são atualizadas com extrema velocidade, a avaliação dos cinco fatores básicos é vital para a empresa.
A análise destes fatores é importante, devido às empresas do futuro, sofrerem quatro tendências de mudança. A primeira tendência é a influência da sociedade, através de novos problemas e desejos de consumos, e com a globalização dos mercados consumidoresas empresas terão que atuar de forma mais ampla geograficamente e politicamente. A segunda tendência é a "explosão" da informação, necessitando de administradores diferenciados. Na terceira, as empresas buscam pessoas com imaginação, criatividade e iniciativa, assim trocando os administradores de processo por profissionais tomadores de decisões, especialistas em informática, pesquisa operacional etecnologia. E, a quarta tendência se caracteriza pela intensa concorrência, comunicação global e o transporte cada vez mais rápido, necessitando de mais pessoas inovadoras, com respostas rápidas, ágeis e produtos e tecnologias diferenciados.
O planejamento estratégico se torna vital às organizações, por definir metas e objetivos visando alcançar vantagem competitiva sobre os concorrentes, ouseja, que a empresa impetre um melhor valor econômico. Porter (1986) afirma que a propagação de uma estratégia competitiva se efetiva através da elaboração de uma fórmula ampla para o modo que uma empresa irá competir, quais serão essas metas e quais as políticas necessárias para cumprir essas metas.
Considerando que o conhecimento impacta na excelência e competitividade das empresas e, que asinformações sobre o conhecimento estratégico tornam-se evidentes na importância desses na gestão empresarial, fundamentalmente, nesta pesquisa, estudou-se a importância do desenvolvimento do planejamento estratégico para as empresas de comércio de combustíveis.
1. MÉTODOS
O presente artigo estudou o setor de combustíveis, analisando se as organizações estão se adequando às mudanças do ambientecompetitivo, através do desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico.
Em relação à pesquisa quantitativa, Richardson (1999) argumenta que esta considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los, requerendo o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, desvio padrão, etc.).
A...
tracking img