Plagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
. O que é plágio no ambiente acadêmico?
Apresentar como próprio qualquer tipo de trabalho acadêmico (projeto de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, artigo científico, ensaio e outros), com conteúdo literalmente copiado ou reescrito sem a devida indicação do autor original (citação) e identificação completa do documento consultado (referência) configura plágio.
topo
2. Por que eu devoevitar o plágio?
Plagiar é uma atitude desonesta e reprovável que envolve prejuízo aos sujeitos envolvidos (pelo menos três pessoas: o autor, o leitor e o redator) e à instituição de ensino na qual ocorre.
O leitor é prejudicado por que está lendo um trabalho entregue com plágio confiando que o conteúdo apresentado é mérito de quem escreveu o trabalho, sendo que isto não é verdade; o autororiginal ao não ser citado como responsável pelo texto ou conteúdo apresentado é silenciado e desta forma o trabalho por ele produzido e reconhecimento lhe é negado; o redator além de prejudicar o autor e o leitor, faz mal a si mesmo, pois deixa de desenvolver a prática de escrita e análise acadêmica, aspectos fundamentais da vida universitária e que são importantes também para quem não pretende serpesquisador ou cientista, pois a capacidade de ler e analisar textos e idéias de outros autores e depois articular estes conteúdos em um texto próprio que leva a conclusões pessoais, é uma habilidade importante para o desenvolvimento da capacidade crítica e valorizada no meio profissional. Além disto, o plagiário compromete a sua reputação e da instituição na qual ele estuda, que é de onde ele obterásuas credenciais intelectuais. Por isto, instituições de ensino sérias são rigorosas contra o plágio e penalizam de forma severa quem o comete.
topo
3. Como evitar o plágio?
O conhecimento e uso das técnicas de escrita científica sobre a indicação dos autores utilizados no texto do redator (citação) e a identificação de todos os documentos consultados para a realização do trabalhocientífico (referências) são os procedimentos básicos para que o plágio seja evitado. Cabe observar que a forma de apresentar as citações e referências obedece a convenções. No Brasil, o padrão mais comum é o da Associação Brasileira de Normas Técnicas que estabelece as diretrizes para a elaboração de citações na Norma NBR 10520 (2002) e para apresentação de referências na Norma NBR 1023 (2002). No meiouniversitário, estas orientações são apresentadas pela disciplina de Metodologia Científica. Veja algumas orientações aqui neste site.
topo
4. Todo conteúdo do meu trabalho deve ter citação e referência?
É importante que você saiba que não há nenhum problema em apresentar um trabalho acadêmico com muitas citações. Ao contrário do que parece, isto aumenta o mérito científico do conteúdo porquedenota erudição do leitor, grande repertório de conhecimento sobre o assunto apresentado, capacidade de articulação de idéias de autores diferentes e identificação e reconhecimento de muitos autores que discutem o assunto. Cabe observar que não há necessidade de fazer citação e referência daqueles conteúdos chamados de conhecimento comum, como fatos recentes, eventos históricos universais,conceitos amplamente conhecidos. Veja exemplos de conhecimento comum aqui.
topo
5. Para que serve escrever cientificamente?

Faz parte das obrigações de quem integra uma comunidade acadêmica saber ler e escrever com estilo científico, o que requer capacidade para encontrar fontes adequadas, para selecionar publicações de valor intelectual e habilidade para produzir e sistematizar conhecimentos sobredeterminado tema. Estas características são essenciais para os interessados em seguira carreira acadêmica, mas também são importantes para o desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa, pois instrumentalizam a capacidade de análise e síntese, desenvolvem o pensamento crítico e contribuem para a habilidade de escrita clara e convicente. É o que qualifica a pessoa intelectualmente tornando-se...
tracking img