Plagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Plágio é uma forma de fraude que tem crescido grandemente no meio acadêmico,o que resulta na apresentação de obras literárias,cientificas ou artísticas sendo de outra pessoa. Com a facilidade de encontrar trabalhos, teses e monografias prontas;cresce o número de estudantes universitários na buscas dos mesmos em empresas escondidas nas paginas da web que realizam estes tipos deplagio.
De acordo com a Lei de direitos autorais (Lei n.9.610) uma obra reproduzida, sem autorização do autor é crime de violação de direitos autorais.
Vale lembrar, que crime de plagio em trabalhos acadêmicos pode acionar a Lei n.9.610, levando o plagiador à punição,tendo como penalidade sua expulsão da Instituição de ensino superior à qual se encontra matriculado.
De acordo com a Lei 9.610,éconsiderada violação grave à propriedade intelectual e aos direitos autorais, além de agredir frontalmente a ética e ofender a moral acadêmica.(Fonseca,s.d).
As universidades devem ser as mais interessadas em desenvolver em seus alunos o interesse de produzir seus próprios textos; deste modo,elas devem incentivar o pensar e o senso critico a questão do plágio.
Segundo Torresi; Pardini e Ferreia “copiar-colar” diminui a qualidade de ensino e aleija a capacidade critica dos alunos e docentes.





2. Revisão Bibliográfica
O ato de plagiar existe há um bom tempo,antes mesmo de existir a internet; mas com acesso fácil ao mercado negro das monografias e trabalhos prontos, esse ato aumentou muito no meio acadêmico; já que ela oferece facilidade,economia e rapidez na confecção dostrabalhos.
Segundo Blattmann e Fragoso, “O transitar na constante busca de informações na internet tem-se convertido na compulsão do simples clicar desordenadamente; o graduando tem revelado um agir impulsivo, de movimentos impensados, sem a necessária sistematização que deve estar fundamentada em objetivos de busca no processo de aprendizagem, relacionando ética, estética e técnica.”
“Uma coisarealmente deve ficar claro, os estudantes da universidade fazem o plágio conscientemente. sabem que não devem, mas são atraídos pela facilidade em adquirir um bom trabalho. Porem nada se compara ao prazer de se produzir um trabalho e ser reconhecido por aquilo que você foi capaz de fazer” (CS).
Segundo Romancini o aluno é a pessoa mais prejudicada pelo plágio, ele acaba perdendo o direito de “aprender”de formas diferentes, e se utiliza de idéias que não concorda apenas as usa pela facilidade de não produzir seu próprio material, conhecimento cientifico. E para alguns professores o plágio e aceito como material e a nota acaba sendo a mesma, pois mesmo sendo uma copia o aluno se esforçou para pesquisá-la e apenas ter o trabalho de mudar o nome e a instituição e depois fazer a impressão eentregar para o professor, e acaba tendo a mesma nota, ou até mesmo maior,do que o aluno que passou dias pesquisando material, depois de horas organizando idéias, entre outras funções para a construção do seu trabalho.
“No sentido moral, o plágio designa um comportamento refletido que visa o emprego dos esforços alheios e a apropriação fraudulenta dos resultados intelectuais de seu trabalho. Em seusentido estrito,o plágio se distingue da criptomnésia,esquecimento inconsciente das fontes,ou da influência involuntária, pelo caráter consciente do empréstimo e da omissão das fontes.É desonesto plagiar. O plagiário sabe que o que se faz não se faz.” ( Schneider,1990,p.47-48) .
O meio acadêmico com respeito aos autores, já tem tomado providencias contra os plagiadores, recentemente foi criado umprograma de Software para prevenir plágios em trabalhos e pesquisas acadêmicas. O corpo docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp),adotaram ao programa de Software Turnitin, o mesmo tem como função detectar possíveis trechos idênticos aos textos de pesquisas antigas. O Software Turnitin,foi desenvolvido por uma empresa norte- americana e conta com imenso banco de dados.
Para o professor...
tracking img