Placenta previa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Placenta Prévia acontece em uma a cada 200 gestações, e geralmente nos últimas doze semanas de gravidez e requer cuidados extremos.
A placenta prévia é uma patologia onde a placenta implanta-se no colo do útero, isto é, no fundo do útero. Isso não é nada bom. É caracterizada por um sangramento vaginal indolor nas últimas 12 semanas de gestação, mas pode acontecer antes.
Oposicionamento inadequado da placenta provoca sangramentos, afetando a oxigenação do bebê, colocando-o em perigo. Como muitas mães já sabem, a placenta é um órgão que se desenvolve logo após a implantação do zigoto na parede uterina.
Em seu interior, encontra-se o líquido amniótico dentro do qual fica o bebê, e o cordão umbilical é a ligação entre bebê e a placenta, por onde circula o sangue dagestante e do feto. A placenta possibilita que os nutrientes cheguem ao bebê e que as trocas gasosas sejam feitas.
Além de alimentar, a placenta funciona como um filtro, bloqueando a chegada de impurezas ao feto. Por essas e outras funções, podemos notar o perigo causado pela placenta prévia.
A gestação de toda mamãe deve ser levada com cuidados até os seus momentos finais, é uma complicaçãoobstétrica onde a placenta está inserida numa região próxima ou recobrindo o orifício cervical





OBJETIVO
Apresentar a definição sobre a patologia, suas causas e fatores de risco. A placenta prévia, também conhecida como placenta de inserção baixa, é uma complicação da gravidez causada pelo posicionamento da placenta, que se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente ocolo do útero. De três a seis mulheres entre cada mil grávidas tem o problema. O sangramento pode ser um dos sintomas. Conforme a parte inferior do útero estica, na segunda metade da gravidez, a placenta pode se descolar, provocando uma hemorragia. Se a placenta estiver obstruindo completamente o colo do útero, o parto normal se torna impossível.

A hemorragia representa risco de vida tanto para amãe quanto para o bebê, mas é raro que ocorra morte. Se o sangramento não puder ser contido, ou se a mulher entrar em trabalho de parto prematuro, o bebê terá de nascer por cesariana, mesmo que ainda faltem várias semanas para a data prevista para o parto.
A melhor fase que a mulher tem no longo de sua vida é ser mãe, então nesse trabalho vamos esclarecer dúvidas sobre a patologia, exames paradiagnostico e tratamento.









SNAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas de uma placenta prévia podem variar, mas usualmente as grandes perdas sanguíneas vaginais recorrentes e indolores durante o terceiro trimestre da gravidez são os mais comuns; no entanto as contrações prematuras, o bebê em posição transversal, o tamanho do útero ser bem maior que o normal (de acordo com a idadegestacional) são outros sintomas que podem indicar esta complicação. Ainda não se sabe o porquê da placenta prévia surgir antes do parto. Quando surge no parto, é devido ao fato de a placenta estar situada acima do colo do útero que entra em dilatação, deslocando-se da parede uterina.













FATORES DE RISCO

o Uma placenta prévia anterior

o Idade superior a 35

oAnterior cirurgia uterina

o Gravidez de gêmeos

o Um parto por cesariana anterior

o Placenta maior que o normal como numa gestação múltipla


Obs.: A maioria das mulheres que apresenta placenta prévia não tem nenhum fator de risco específico.








Diagnóstico

Deve-se suspeitar de placenta prévia em toda paciente que tem sangramentos intermitentes e indolores na segunda metadeda gestação (após 20 semanas de gravidez). O exame para confirmar o diagnóstico é a ultrassonografia TRANSVAGINAL (e não abdominal, como geralmente é realizada durante o exame obstétrico). O exame deve ser realizado pela via transvaginal pois o colo uterino é difícil de ser avaliado pela via abdominal na segunda metade da gestação e algumas placentas, em especial as que se inserem na parede...
tracking img