Placa mae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO CUIABANO DE EDUCAÇÃO – ICE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA COMPUTAÇAO

PLACA MAE



ALUNO:RONILDO J. DE JESUS

Trabalho Acadêmico para obtenção de nota para o 2º Bimestre das Disciplinas do 1º semestre de sistema da computação, soborientação do professor José Mário de Lima e Souza .

PLACA-MÃE – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Introdução
Basicamente responsável pela interconexão de toda as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, a placa de vídeo ,enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectado á palca- mãe para formar o computador. Este artigo mostrará as características desse item tãoimportante.


2




PLCA-MÃE,TAMBEM DENOMINADA MANBOARD OU MOTHEBOARD,É UMA PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO,QUE SERVE COM BASE PARA INTALAÇAO DOS DEMAIS COMPOMENTE DE UM COPUTADOR ,COMO O PROCESSADOR ,MEMORIA RAM,OS CIRCUITOS DE APOIO,AS,PLACAS CONTROLADORASOS SLOTS DO BARRAMENTO EOCHIPSET.

3
O PROCESSADOR.
O ITEM A:OPROCESSADOR FICA ENCAIXADO NO SOQUETE DEVENDO OBSERVAR QUE UMA PLACA MÃE NÃO ACETA QUALQUER TIPO DE PROCESSADOR, POIS É DESENVOLVIDA PARA SOQUETES ESPECÍFICOS. CADA TIPO DE PROCESSADOR TEM CARACTERÍSTICAS QUE O DIFERINCIA DE OUTROS MODELOS,A QUANTIDADE PINOS, POR EXEMPLO,OU O BARRAMENTO DA PONTE NORTE.ASSIM SENDO, A PLCA-MÃE DEVE SER DESENVOLVIDA PARAACEITAR DETERMINADO TIPO DE PROCESSADOR.

4

SOCKET.
O item A: mostra o local onde o processador deve ver conectado como socket,
Esse encaixe não serve para qualquer processador, mais sim para um modelo (ou para modelos) especifico.Cada tipo de processador tem características que o diferenciam de outro modelos.Essas diferenças consistem na capa capacidade de processamento, na quantidade dememória cachê,na tecnologia de fabricação usada,no consumo de energia,na quantidade terminas (as ‘’perninhas’’) que o processador tem, entre outros.Assim sendo, a placa-mãe deve ser desenvolvida para aceitar determinados processador .

5


ITEN B: MEMÓRIA RAM.
AS PLACAS-MÃES MAIS ANTIGAS TRABALHAVAM COM TECNOLOGIA CONHECIDA COM SDR SDRAM EA DDR, ATUALMENTE O PADRÃO MAIS USADO É O DDR2, MAS EMBREVE SE TORNARÃO OBSOLETAS, DANDO LUGAR AS MEMÓRIA DDR3.
COM RELAÇÃO Á CAPACIDADE DE INSTALAÇÃO DE MEMÓRIA RAM NAS PLACAS-MÃE MAS ANTIGAS CHEGAVAM A 32 MIB OU 64 MIB, ENTRETANTO HOGE NÃO É DIFICIL ACHAR MICROS COM MÓDULOS DE MEMÓRIA COM 1 GIB OU 2GIB PODENDO CHEGAR EM ALGUMAS PLACA DE SERVIDOR A 128GIB (EMBORA ESSAS PLACA SEJAM MUITOS RARAS, A POSSIBILIDADE EXISTE)

6

O ITEM F2:BIOS.
BIOS(BASIC INPUT OUTPUT SYSTEM),É UM TIPO DE CHIP (FLASH-ROM) QUE CONTÉM UM PEQUENO SOFRWARE RESPONSAVÉL POR CONTROLAR O USO DOS DISPOSITIVOS E MANTÉM INFORMAÇÃO DE DATA E HORAS. O BIOS TRABALHA JUNTO COM O POST(POWER ON TEST), UM SOFTWARE QUE TESTA OS COMPOMENTES DO MICRO EM BUSCA DE EVNTUAIS ERROS.
PODEMOS ALTERAR AS CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE ATRAVES DO SETUP, UMA INTERFACETAMBEM PRESENTE NAFLASH-ROMI.

7
O ITEM F1:Bateria

Bateria de lítio CR2032 3V
A bateria interna do tipo lítio(bateria de lítio) CR2032 tem a função de manter as informação da FLASH-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador está desligado (somente em placas- mãe antigas, nas atuais sua principal função é manter o relógio interno funcionando).

8

I1:CHIPSET

CHIPSET é um chip (ou conjunto de chip)responsável pelo controle de diversos dispositivos de entrada e saída como o barramento de comunicação do processador, o acesso á memória, o acesso ao HD, periféricos on-board e off-board , comunicação do processador com a memória RAM e entre outros componente da placa-mãe.
Geralmente , é dividido em SOUTHBRIDGE e NORTBRIDGE.
O northbridge faz a comunicação do processador com as memória,...
tracking img