Placa de tv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Placa de TV

Rafael E. Pacher

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ)
Caixa Postal 251 – 89254-430 – Jaraguá do Sul – SC – Brasil

Organização de Computadores - Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ)

rafaelpacher@unerj.br



Resumo. Ver TV no computador é quase tão simples como assistir num televisor comum. Oúnico item extra necessário é uma placa de TV que deve ser instalada no PC. A grande maioria dessas placas são encaixadas na entrada PCI da placa-mãe, mas existem alguns modelos externos que podem ser ligados na USB.


1. Placa sintonizadora de TV

É um componente de computador que permite que sinais de televisão sejam recebidos por um computador. A maioria das placas sintonizadoras tambémfuncionam como placas de captura de vídeo, permitindo-as gravar programas de TV no disco rígido.
Uma vez que a placa for conectada corretamente, será preciso instalar os drivers que a acompanham na caixa do produto. Quando tudo estiver instalado perfeitamente, basta levar o sinal de televisão ao computador, através da placa.
Em geral, são oferecidas as entradas de antena por cabo coaxial (aquelebranco que você também liga no televisor) e de S-Vídeo.
O cabo coaxial pode ser o mesmo da TV aberta, da televisão por assinatura, ou TV digital. Nesses dois últimos casos, é imprescindível que o cabo seja o que sai do decodificador ou set-top-box. Isso porque as placas de TV não conseguem decodificar o sinal nem da TV paga, nem da TV digital.

2. Variantes


Sintonizadoras de TV estãodisponíveis em diferentes interfaces: como placa de expansão de barramento PCI, barramento PCI Express (PCIe) , PCMCIA, Mini PCI Express, PCMCIA Express ou dispositivos USB. Além disso, algumas placas de vídeo também funcionam como sintonizadoras de TV, como as da série ATI All-In-Wonder. A placa contém um sintonizador e um conversor analógico-digital juntamente com demodulação e interface lógica.Algumas placas muito baratas não possuem um processador onboard e, como um softmodem, dependem da CPU do sistema para demodulação.



Tipos de placas sintonizadoras:

2.1 Sintonizadores de TV Analógica


Placas de televisão analógica resultam em uma baixa qualidade de vídeo, adequadas à visualização em tempo real, mas exigindo algum tipo de compressão, para que seja gravado. Modelos maiscaros codificam o sinal para Motion JPEG ou MPEG, aliviando a CPU principal desta carga. Muitas placas também possuem entrada analógica (composite video ou S-Video)e muitas outras ainda captam sinais de rádio FM.

2.2 Sintonizadores Híbridos

Um sintonizador híbrido tem um sintonizador que pode ser configurado para atuar como um sintonizador digital ou analógico. Trocar os sistemas é muito fácil,mas não pode ser feito imediatamente. A placa opera como um sintonizador digital ou analógico até ser reconfigurada.

2.4 Sintonizadores "Combo"

Este é muito semelhante ao sintonizador híbrido, exceto por ter dois sintonizadores separados na placa. Um pode assistir à TV analógica enquanto o outro grava a digital, ou vice-versa. A placa funciona como um sintonizador analógico e digitalsimultaneamente. As vantagens sobre as duas placas separadas são o custo e utilização dos slots de expansão no computador. Como muitas regiões do mundo convertem de sinal analógico para digital, esses sintonizadores estão ganhando popularidade.
Como placas analógicas, os sintonizadores Híbrido e "Combo" podem ter chips especializados na placa sintonizadora para realizar a codificação, ou deixar estatarefa à CPU. As placas sintonizadoras com este 'hardware de codificação' são geralmente consideradas como sendo de maior qualidade. Sintonizadores USB pequenos geralmente não possuem o chip de codificação pois devido ao tamanho e ao calor.
Enquanto a maioria dos sintonizadores de TV é limitada às frequências de rádio e formatos de vídeo utilizados em seu país de venda, muitos deles utilizados em...
tracking img