Placa de circuito impresso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Placa de circuito impresso

O que é Circuito Impresso?

Circuito Impresso, como o próprio nome diz, consiste na técnica de, por processos industriais e/ou artesanais, imprimir um desenho contendo ligações elétricas (circuito) entre os componentes num determinado circuito eletrônico sob uma chapa de material resistente recoberta por uma fina camada de cobre.
Na sua forma básica umaplaca de circuito impresso é construída com um lado cobreado em cima de um substrato isolante (fenolite ou fibra de vidro). As conexões entre os componentes são feitas do lado do cobre através de caminhos condutores (traçado condutor) no cobre. As conexões terminam nos pontos de conexão com os componentes, os quais denominamos de ilhas (ou Pads), os quais normalmente possuem furos onde sãoinseridos os terminais dos componentes.
A grande vantagem da placa de circuito impresso é que ela pode ser duplicada quantas vezes forem necessárias, permitido uma produção em larga escala.
Os primeiros circuitos impressos utilizavam uma chapa de material fenólico (papelão impregnado com uma resina) e possuíam em uma das faces uma fina camada de cobre. O circuito era impresso por processoserigráfico e o excesso de cobre era retirado por processo químico (corrosão).
Atualmente, conseguimos fabricar circuitos impressos com múltiplas camadas de cobre (tanto externas como internas) e utilizam-se diversos materiais como base, como o fenolite, a fibra de vidro e até alguns compostos cerâmicos.

Processos de Fabricação

Para desenhar o diagrama impresso manualmente osaficionados ou experimentadores eletrônicos utilizam canetas especiais, algumas com ponta porosa, outras para confecção de micropistas com pontas semelhantes às canetas de nanquim. A tinta deve ser resistente à soluções ácidas ou alcalinas, conforme o metal utilizado sobre a placa isolante. Após desenhado o circuito desejado, corta-se a placa nas dimensões requeridas pelo projeto.
Placa "virgem" já comalguns furos e onde as trilhas do circuito começam a ser traçadas.
Artesanalmente ou em baixa escala de produção é utilizado o percloreto de ferro ou persulfato de amônia, para produção industrial em alta velocidade de corrosão é muito utilizado o ácido nítrico, entre outros.No caso de produção artesanal, o tempo de corrosão depende da área e da espessura do metal a ser corroído além das múltiplas reutilizações da solução. Em média para se corroer uma placa de dimensões 10 x 10 cm leva-se em torno de 10 minutos.

Verificação artesanal da corrosão e recomendações para evitar danos ao meio ambiente
* Para se ter a certeza que a corrosão da superfície foi total,usa-se uma espátula de madeira ou plástico para manipular a placa de circuito.
* Alguns fazem um pequeno furo na chapa e amarram um fio de nylon, fazendo-a emergir e submergir num movimento rítmico, o que causa uma melhora na qualidade e velocidade de corrosão.
* Após o uso dasolução, esta deve ser armazenada em recipiente de plástico ou vidro.
* Em caso de descarte, nunca fazê-lo na natureza ou em vasos sanitários ou pias, pois se o encanamento for metálico será corroído, além a poluição que causará danos graves ao meio ambiente.
* Para o descarte das soluções utilizadas existem normas de neutralização do produto geralmente impressas na embalagem.

Póscorrosão

Quando confeccionada artesanalmente, retira-se a placa da solução (Percloreto de ferro ou persulfato de amônia, se for o caso), deixando-a um tempo para escorrer. Após deve-se lavá-la com bastante água corrente. Para remover a tinta da caneta ou serigrafia, usa-se removedor apropriado, geralmente indicado na embalagem da tinta, e após secá-la devemos polí-la com uma esponja de aço...
tracking img