Plágio é crime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plágio é crime!

Colégios e faculdades tentam fazer hoje com que alunos evitem copiar trabalhos da internet. Essa prática tem se tornado cada vez mais comum entre jovens do ensino fundamental enível superior.

Tirar trecho de obras ou parte de texto sem divulgar nome do autor é considerado plágio. Essa prática é crime, mas dificilmente acaba em processo penal. Na maioria das vezes medidasdisciplinares como advertência verbal e expulsão são aplicadas em casos mais extremos.

Roberto Soares é programador de sistema e faz trabalhos para alunos do ensino superior. Diz que não tem como seroriginal no trabalho do início ao fim, mas tenta o possível para não copiar da internet, já que hoje as faculdades têm estado bastante atentas a isso. “Faço trabalhos a mais de dez anos e nunca tivereclamação de alunos, pois tenho muito cuidado com o conteúdo que estou procurando, mas garanto que não dá para ser original em todo o trabalho”, disse. E ainda afirma que a procura por esse tipo deserviço é de pessoas que trabalham e não tem tempo para realizar essas pesquisas:“não é por preguiça, mas sim por falta de tempo, pois conciliar trabalho e faculdade é complicado”.

Rafaella Rabello(nome fictício) já terminou a faculdade, mas diz que em 2005 foi acusada de plagiar um trabalho de psicologia, e não teve como se defender. “Sempre tive as melhores notas da turma e de repente meuprofessor me acusou de plágio e fui reprovada, sem chance nenhuma de me defender, a única opção foi a de cursar no semestre seguinte à mesma matéria com ele.”

As faculdades geralmente punem os alunosque são pegos copiando trabalhos da internet com advertências, suspensão e em último caso expulsão se o aluno for reincidente no problema. Para a professora Walquiria Santos que trabalha em um colégiode ensino médio em Taguatinga, o aluno tem que se conscientizar que ao produzir seu trabalho estará adquirindo conhecimento.

João Carlos Mendes (nome fictício) diz que sempre paga para que façam...
tracking img