pizza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Com a necessidade de contabilizar os registros dos trabalhadores, faltas e atrasos de pagamentos ou de descontos, surge o RH.
No final dos anos 1980 e inicio dos anos de 1990, a situação brasileira face as mudanças na economia revelaram um ponto consensual quanto a adequação dos recursos humanos as novas exigências do mercado de trabalho: a centralidade da educação geral nesse novocenário econômico que se descortinava, seja em função da maior competitividade requerida pela abertura econômica, seja pela difusão das novas formas de produzir. Destacava-se a época, a ineficácia das políticas educacionais dos anos 1970 e 1980 explicavam a escasses de vagas nas series inicias do ensino fundamental, as altas taxas de evasão e repetência nesse nível de ensino, o reduzidocontingente de jovens que nesse nível de ensino médio, alem do fato de apenas 10% dos concluintes desse nível terem acesso ao ensino superior. Paralelamente a uma reforma da educação geral, recomendava-se a revisão das estratégias tradicionais de qualificação profissional, apoiadas nos baixos níveis de escolaridade da maioria dos jovens e adultos, e dedicadas a ocupações que tendiam a se tornar obsoletas.Mercado de Trabalho

É constituído pelas ofertas de trabalho ou emprego oferecidas pelas organizações, de determinado ramo de negócio,  em determinada região e em determinada época.  É  basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego. 
Com a advento da Rede Internet  ocorreu a expansão geográfica  da  área de captação  de candidatos pelas empresas,  fazendo com queo mercado de trabalhose torne amplo no que concerne ao acesso de candidatos a empresas de outras regiões e países. 
OFERTA   E  DEMANDA -   O mercado de trabalho é orientado pela oferta e procura ( demanda ) de empregos. Assim sendo,  quanto maior o número de organizações em determinada região,  procurando candidatos para as vagas disponíveis, maisofertas de emprego existem. É o fenômeno da oferta deempregos. Gerando com isso menor tempo de recolocação  para o candidato e  possibilidades de maior remuneração, devido a escassez  de  profissionais candidatos.
Por outro lado, quanto menos empresas oferecem vagas maior o tempo de recolocação e menores chances de remunerações melhores.  Nesse caso,  estaremos com o Mercado de Trabalho  apresentando o fenômeno da demanda de empregos, isto é,existem mais candidatos do que organizações oferecendo vagas disponíveis. 
ONDE se apresenta?  O mercado de trabalho apresenta-se através de jornais de grande circulação na região;  empresas de consultoria especializadas em recolocação (agencias de emprego);  SITES na Internet; Organismos Governamentais  ( SINE- Mtb ), concursos, etc.
COMO   se apresenta  ?
Candidatos -  Pela apresentação de: dados de identificação pessoal, formação acadêmica, qualificação profissional e experiência no cargo em empregos anteriores  - Curricullum Vitae.
Empresas  -    Apresentando o resumo do perfil  profissiográfico  requerido para a vaga disponível , a remuneração oferecida entre outras informações que possam atrair  os interessados .
CARACTERÍSTICAS ATUAIS:
Nos últimos anos,  o mercado de trabalho noBrasil têm se apresentado EM OFERTA, portanto, existem poucas vagas disponíveis sendo apresentadas pelas organizações,  com isso, maior é o nível de exigência  e menores as remunerações oferecidas.
Com conseqüência dessa situação;  o alto índice de desemprego  – MÃO DE OBRA INATIVA -  e  aumento das atividades informais – ECONOMIA INFORMAL OU MARGINAL . O governo federal, estadual e municipal temconsciência que esse cenário trás reflexos para a sociedade, daí, as inúmeras tentativas   para resolver essa questão.
Porém,  é justo reconhecer que esse fenômeno é mundial e foi acelerado, dentre outros motivos, pelo advento do sistema econômico da globalização, que incentiva a expansão e o acesso rápido a mercados de trabalho, antes desconhecidos ou de difícil acesso.
Treinamento
È um...
tracking img