Pistola glock 19mm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Salazar e o Estado Novo |
Trabalho Elaborado Por: Carlos Braz |

Salazar e o Estado Novo |
Trabalho Elaborado Por: Carlos Braz |

Docente: Miguel Nunes Ramalho

Disciplina: História de Portugal

26 Janeiro de 2011, Lisboa

Índice

1. Introdução 5
2. Salazar e o Estado Novo 6
2.1 Salazar: família e educação 6
2.2 Salazar: vida política 8
2.3 Salazar: Estado novo 102.4 Salazar: o final 14
3. Conclusão 16

1. Introdução
No âmbito da disciplina de história, foi-me solicitado pelo docente Miguel Nunes Ramalho, a elaboração de um trabalho escrito baseado na matéria leccionada na disciplina de História de Portugal, pelo que me suscitou o interesse de dissertar sobre uma figura marcante do nosso país, o Professor Dr. António de Oliveira Salazar.
Acuriosidade por este tema surgiu, desde os meus tempos de criança, uma vez que ouvia conversas sobre o regime de António Salazar. Apesar de muito novo e de não entender muitas das coisas que eram ditas, aquela personagem fez sempre parte do meu imaginário.
Com este trabalho pretendo ficar a conhecer mais sobre a vida de Salazar, bem como o funcionamento do regime por ele implantado.

Ilustração 1 -António de Oliveira Salazar, na inauguração do Secretariado Nacional da Informação: "Politicamente, só existe aquilo que o público sabe que existe."

2. Salazar e o Estado Novo
2.1 Salazar: família e educação
“Este Homem que é governo, não queria ser governo. Foi deputado, assistiu a uma única sessão e nunca mais voltou. Foi ministro; demorou-se cinco dias, foi-se embora e não queria maisvoltar. O Governo foi-lhe dado, não o conquistou, ao menos à maneira clássica e bem nossa conhecida; não conspirou, não chefiou nenhum grupo, não manejou a intriga, não venceu quaisquer adversários pela força organizada ou revolucionária (…) Tem todo o ar de lhe ser indiferente estar ou ir; em todo o caso esta. Está e há tanto tempo e tão tranquilamente como se ameaçasse nunca mais deixar de estar.”Este auto-retrato de Salazar é lisonjeiro: ele quis o poder, manobrou para obtê-lo, e mais tarde agarrou-se a ele, mesmo quando suspirava pelo regresso à tranquilidade de Coimbra ou da aldeia do Vimeiro, no concelho de Santa Comba Dão, onde nasceu em 28 de Abril de 1889.
António de Oliveira Salazar não nasceu em berço de ouro. O pai, António de Oliveira, filho e neto de camponeses, era feitor deuma família abastada de propriedades rurais. António era o “benjamim” da família, antes dele haviam nascido quatro raparigas: Marta, Elisa, Leopoldina e Laura.
Nele se depositavam as esperanças de ascensão social da família, defendidas sobretudo pela sua mãe Maria do Resgate Salazar. Era acanhado e medroso, sensível, atilado e mesmo sisudo.
Depois dos estudos primários, concluídos em 1899 com 14valores no exame final, é encaminhado para o seminário de Viseu. Em 1908, termina com 16 valores e com distinção o curso de Teologia, tendo sido convidado para ocupar o lugar de prefeito no Colégio da Via – Sacra, em Viseu, cargo que aceitou tendo entrado em funções em Outubro desse mesmo ano.
A 30 de Julho de 1910 submete-se ao exame complementar de letras, o qual passa com distinção, tendochegado a altura em que teria de tomar decisões de ordens maiores, seria forçoso seguir uma carreira eclesiástica? Decidiu-se então por continuar os estudos superiores e no ano seguinte dava entrada na Universidade de Coimbra para cursar Direito, tendo terminado em o curso em 1913 com a idade de 25 ano e uma média final de curso de 19 valores.
Em 1916 apresenta na Universidade de Coimbra um estudosobre “A questão cerealífera. O Trigo” a fim de ser admitido no concurso para assistente de professor do 2º grupo em Ciências Económicas, para o qual ficou habilitado, e após a morte do docente desta cadeira, tornou-se professor da Faculdade de Direito sem prestar provas. Em 1915 torna-se assistente efectivo após apresentação do seu segundo trabalho “O Ágio do Ouro” no qual obtém a classificação...
tracking img