Pisos e revestimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
.: Revestimentos Cerâmicos (pisos e azulejos) :.
Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Responsáveis pelos Ensaios
Marcas Analisadas
Informações Sobre as Marcas Analisadas
Ensaios Realizados
Resultados Obtidos
Informações ao Consumidor
Conclusões
Conseqüências

Resumo da Análise

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de Revestimento Cerâmico, ficando atrás apenasde China, Itália e Espanha, e é o terceiro maior exportador mundial. Em 1997, foram produzidos 383,3 milhões de metros quadrados de revestimentos cerâmicos, entre pisos e azulejos, volume 13,94% maior que o de 1996. Do total produzido, foram vendidos no mercado interno 339,8 milhões de metros quadrados, ou seja, mais de 88% da produção nacional. Consequentemente, o faturamento das indústrias dosetor cresceu, alcançando a marca de US$ 1,9 bilhão, o que representa um aumento de 15,3% em relação ao ano anterior.

A intenção de analisar esse produto surgiu a partir de denúncia da ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, que reúne 46 (quarenta e seis) empresas do Setor de Cerâmica, que são responsáveis por cerca de 60% da produção nacional, 71% dofaturamento anual do setor e por 97% de toda a exportação brasileira.

De acordo com a ANFACER, existe, dentro do setor, uma concorrência desleal provocada pela existência, no mercado interno, de produtos de baixa qualidade, resultantes de processos de fabricação deficientes, principalmente no que diz respeito à etapa de queima, muito importante para definição das características do revestimento.Segundo a Associação, alguns fabricantes, com o objetivo de aumentar a produção e ganhar mercado, reduzem, propositalmente, o tempo de permanência no forno, reduzindo, com isso, os custos de fabricação do produto e gerando produtos de qualidade inferior.

Esses produtos, por serem comercializados a um preço mais baixo, atraem consumidores que utilizam o preço como fator decisivo no momento dacompra.

Cabe destacar que o Brasil dispõe, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação, da infra-estrutura necessária à certificação desse produto, ou seja, o Inmetro credenciou vários laboratórios e um Organismo de Certificação – o Centro Cerâmico do Brasil – para certificar os produtos que estão conformes à norma brasileira para revestimentos cerâmicos.

O processo de certificação, por nãoenvolver aspectos de segurança e saúde, é de caráter voluntário, ou seja, o fabricante não é obrigado a ter certificação para comercializar seus produtos. Atualmente, existem 12 empresas do setor que submeteram, voluntariamente, seus produtos ao processo de certificação. As marcas certificadas podem colocar, na embalagem, ou mesmo no produto, a marca do Organismo de Certificação, acompanhada do logodo Inmetro (organismo credenciador), atestando que o produto está de acordo com as normas.

Com o propósito de avaliar a tendência da qualidade do produto existente no mercado, foram realizados ensaios que verificaram as características dimensionais, físicas e químicas do produto. Foi feita também análise de rotulagem, a fim de verificar a presença de informações essenciais na embalagem doproduto as quais devem estar disponíveis ao consumidor para que ele selecione o produto mais adequado às suas necessidades. Nessa avaliação foram incluídas as marcas certificadas para que o Inmetro possa monitorar a eficiência do processo de certificação.

Normas e Documentos de Referência

Norma nacional NBR 13.818/1997: Placas Cerâmicas para Revestimento – Especificação e Métodos de Ensaio(descrição dos parâmetros dos ensaios).

Laboratório Responsável pelos Ensaios

Laboratório de Produtos Acabados do Centro de Tecnologia em Cerâmica – CTC, credenciado pela Coordenação Geral de Credenciamento do Inmetro, localizado em Criciúma, Santa Catarina.

Marcas Analisadas

A seleção das marcas a serem analisadas foi precedida de uma pesquisa de mercado realizada em 06 (seis) Estados:...
tracking img