Pisologia do trablaho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Freud (1905 - século XX) escreve os “Três Ensaios da Sexualidade Infantil”, mesmo tendo seu trabalho voltado para adultos, dava importância as primeiras fases da vida de seus pacientes. Dá subsídiospara outras pessoas pensarem o trabalho com crianças, embora não tenha desenvolvido uma técnica (caso Hans). Deixou porém, grandes contribuições com seu pensamento entre elas estão:

Vai falar dobrincar, em seu texto: “Além do Princípio do Prazer”, quando fala no jogo do forte da criança por meio da imitação. Mostra a importância do brincar na elaboração dos conflitos, concebe a atividadelúdica como uma forma de elaboração.

Outra postulação importante: a relação parental como base para a relação do futuro adulto.

No jogo do forte da criança por meio da imitação, vai se colocar nopapel ativo ou se experenciar de forma passiva. Possibilidade de simbolização da relação com a mãe, a fim de elaborar a separação desta.

Pulsão de vida e pulsão de morte, a criança na relação coma mãe experimenta: pulsão de morte, na ausência da mãe e a pulsão de vida, na medida em que esta propicia a sobrevivência, ambas caminham juntas.


• Pulsão

Freud tem muito a nos dizer quando oassunto é a formação dos sujeitos, por isso mesmo não tendo direcionado sua teoria para o tratamento com crianças pode-se entender o funcionamento geral do psiquismo humano. Uma das contribuiçõesimportantes refere-se à distinção de instinto e pulsão (trieb – termo alemão). Segundo ele, no animal podemos observar o instinto, uma vez que este é a resposta a um estímulo determinado, baseado numanecessidade fisiológica e que leva a um fim também determinado, onde encontra satisfação. Refere-se a um comportamento animal fixado pela hereditariedade, característico da espécie.

Exemplo: fome –buscar comida – satisfação.

A pulsão é a tradução, a representação do que aparece no corpo como necessidade, só que neste lugar temos desejo. Não precisa de estímulo, uma vez em que é uma...
tracking img