Pisicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FALC – Faculdade da Aldeia de Carapicuíba
Elaine Cristina Araujo Martins

Contextualização e Fundamentos da Psicopedagogia.

Dracena
2012
O QUE É PSICOPEDAGOGIA?
"A psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio _ família, escola e sociedade _ no seudesenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia". (Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia)
Se consultarmos um dicionário clássico de termos técnicos encontraremos:
"Psicopedagogia: Termo cujo aparecimento no início do século XX não pôde causar admiração, de tal modo parecia evidente, na época, a privilegiada relação da pedagogia com a psicologia, que eraconsiderada renovadora do conhecimento do sujeito da educação: a criança. No final do século, esse privilégio é contestado. As realidades da educação dependem igualmente, e até mais, de uma sociopedagogia, cuja ausência no inventário das ciências demonstraria a força de ideologia psicologista. A psicopedagogia é uma das possíveis abordagens da situação educacional, a que leva em consideração seuscomponentes psicológicos: característicos dos indivíduos e dos grupos, relações professores-alunos, articulação dos conteúdos e dos métodos com os processos individualizados de aprendizagem, etc. (Homeline, in Doron e Parot, 1998; p. 634)".
COMO E ONDE SURGIU
Quanto à possibilidade do resgate dos primórdios históricos dos fundamentos da Psicopedagogia, é consenso a admissão da França como país pioneiro,porém podemos deparar com duas datas distintas quanto aos seus primórdios factuais; apesar de ambas apontarem à França como o país genitor, há duas datas divergentes com base no julgamento dos fatos: uma que nos remete ao século XIX e a outra que data do século XX.
[ SÉCULO XIX ]
A idéia da gênese psicopedagógica do século XIX, é fundamentada no fato de que no final desse século educadorespioneiros como Itart, Pereire, Pestalozzi e Leguin começaram a se dedicar às crianças que apresentavam problemas de aprendizagem devido a múltiplos fatores - período próximo a 1898, - quando Clarapéde e Neville, introduziu na escola pública as "classes especiais", destinadas à educação de crianças com retardo mental. Esta foi a primeira iniciativa registrada de médicos e educadores no campo dareeducação. Outro fato importante quanto a data do século XIX, é que ainda antes do seu termino, surgiu Seguin e Esquirol, dando ênfase à  neuropsiquiatria infantil que passou a se ocupar dos problemas neurológicos que afetam a aprendizagem. Nessa época a psiquiatra italiana Maria Montessori criou um método de aprendizagem destinado inicialmente às crianças com algum retardo, tendo como sua principalpreocupação a educação da vontade e a alfabetização, via estimulação dos órgãos dos sentidos – (método sensorial).
[ SÉCULO XX ]
Entre 1904 e 1908 (século XX) iniciam-se as primeiras consultas médico-pedagógicas, cujo objetivo era encaminhar crianças para as classes especiais. Mery (1985) aponta esses educadores como pioneiros no tratamento dos problemas de aprendizagem, observando, porém, que eles sepreparavam mais pelas deficiências sensoriais e pela debilidade mental do que propriamente pela desadaptação infantil.
Segundo Andrade (2004), a gênese da psicopedagogia teria acontecido na década de 1920 (século XX), momento em que se instituiu o primeiro Centro de Psicopedagogia do mundo. Ligado ao pensamento psicanalítico de Lacan, tal centro, de acordo com a autora, fundamentou aquilo queposteriormente foi nomeado de Psicopedagogia Clínica. Bossa (1994) e Masini (1993), por outro lado, apontam que a Psicopedagogia teria nascido no ano de 1946, período em que se deu a criação dos primeiros Centros Psicopegagógicos na Europa, em Paris, por Juliet Favez-Boutonier e George Mauco.
SURGIMENTO DO TERMO
Psicopedagógico
Conforme Masini et al. (1993), Mauco teria explicado que o termo...
tracking img