Pisicopatas cr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTÁCIO DE SÁ MACAPÁ – FAMAP

BRENA MENEZES WANZELER
EDIANE CRISTINE SAMPAIO COSTA
ERIK DE SOUZA FARIAS
GABRIEL BOTELHO SALOMÃO
JÉSSICA DAYANNY MENDES
LAYSA AINOÃ SILVA CARVALHO
THAÍZA LORENA ALBUQUERQUE SOARES
THALES TORRES LOPES

CRIMINOLOGIA E OS PSICOPATAS

MACAPÁ-AP
2011

BRENA MENEZES WANZELER
EDIANE CRISTINE SAMPAIO COSTA
ERIK DE SOUZA FARIAS
GABRIEL BOTELHO SALOMÃOJÉSSICA DAYANNY MENDES
LAYSA AINOÃ SILVA CARVALHO
THAÍZA LORENA ALBUQUERQUE SOARES
THALES TORRES LOPES

CRIMINOLOGIA E OS PSICOPATAS

Trabalho apresentado como requisito avaliativo à disciplina Criminologia, 6º semestre do Curso de Direito, Turma DI 1006-N, sob orientação da Professora Vera Cardoso.

MACAPÁ-AP
2011
1 Introdução

À luz da criminologia, assim como em outras ciências,tem-se tentado eliminar o conceito de "causa", substituindo-o pela idéia de "fator" ao comportamento do psicopata. Isso implica no reconhecimento de não apenas uma causa, como também de fatores que possam desencadear o efeito criminoso (fatores biológicos, psíquicos, sociais...).
Uma das funções principais da criminologia é estabelecer uma relação estreita entre três disciplinas consideradasfundamentais: a psicopatologia, o direito penal e a ciência político-criminal. Deste modo, pretende-se discorrer acerca da análise e classificação do comportamento psicopata, bem como ocorre em nosso país a aplicação das medidas judiciais para a matéria e a disparidade do que indica a análise através da criminologia.
A classificação de transtornos mentais dos psicopatas descreve o transtornoespecífico de personalidade como uma perturbação grave da constituição e das tendências comportamentais do indivíduo. Conforme busca-se observar no decorrer do trabalho apresentado, tal perturbação não deve ser diretamente imputável a uma doença, lesão ou outra afecção cerebral ou a um outro transtorno psiquiátrico, mas usualmente envolve várias áreas da personalidade, sendo quase sempre associada àruptura pessoal e social. Esses transtornos envolvem a desarmonia da afetividade e da excitabilidade com integração deficiente dos impulsos, das atitudes e das condutas, manifestando-se no relacionamento interpessoal.
Pretende-se analisar, no que compreende o Direito Brasileiro, que providência jurídica se destina a aplicar ao psicopata criminoso, onde a eventual insanidade, frequentemente alegadana tentativa de absolvê-lo, quase nunca é constatada de fato pela psiquiatria, pois o fato do assassino ser portador de algum transtorno de personalidade ou parafilia não faz dele um alienado mental. O psicopata tem juízo crítico de seus atos.


2 Conceito
De origem grega, psyché, alma; path, sofrimento, a psicopatia indica o doente da alma ou enfermo mental. Alguns acham mais adequado otermo sociopatia, mas muitos deles são conhecidos como ‘serial killers’ – assassinos em série. Além destes, muitos outros criminosos coléricos têm características inerentes a esse distúrbio psíquico. O traço que distingue esse enfermo dos psicóticos é que o psicopata é muito perverso. Ele está sempre atualizado com a realidade, mas seu superego – aquele sensor que todos temos em nossa mente – estáausente, e isso o priva de qualquer culpa.
Psicopatas são pessoas cujo tipo de conduta chama fortemente a atenção e que não se podem qualificar de loucos nem de débeis; elas estão num campo intermediário. São indivíduos que se separam do grosso da população em termos de comportamento, conduta moral e ética.
Ana Paula Zomer Sica os conceitua:

Segundo alguns autores (e por todos, Robert Hare,1970, 1991 e 1993), a psicopatia representa uma desordem de personalidade dissociativa, anti-social ou sociopática, ou seja, uma forma especifica de distúrbio de personalidade com um peculiar padrão de sintomas ligados às esferas interpessoal, afetiva e comportamental. Esta a razão pela qual o psicopata assume, nos relacionamentos com os demais, sentimentos de superioridade e arrogância,...
tracking img