Pisicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise foi formado em medicina e especializado em Psiquiatria. Dedicou-se a estudar o inconsciente humano pois acreditava ser nele que estavam as raízes de traumas que poderiam ter sido adquiridos até mesmo na infância e reprimidos. Estes poderiam aflorar-se tardiamente causando ate mesmo manifestações orgânicas. Acreditavam existir outrasformas de manifestações como sonhos, os delírios, atos falhos, que numa análise mais profunda, teriam algum significado. Os sonhos são desejos não realizados mantidos no inconsciente durante o ato de sonhar, estes desejos outrora calados tornavam-se reais.Explicou que por vezes são desconexos pela ação do Superego que age “deformando”as representações do Id para que as imagens cheguem àconsciência tendo sofrido suas censuras.Os delírios, semelhantes aos sonhos, são desejos do inconsciente que se manifestam no plano da consciência e os atos falhos seriam a tentativa de um indivíduo eliminar de sua mente algo doloroso,que não lhe cause prazer ou mesmo algo que foi bom mas havia se perdido por alguma razão.
Para acessar o inconsciente, utilizou a hipnose que consiste em levar opaciente a um estado vulnerável da consciência onde fez-se possível investigar a origem dos sintomas e tratá-los. Ao ter contato com Josef Breuer, Freud conheceu e passou a utilizar o método Catártico que possibilita ao paciente liberar as emoções reprimidas que estariam causando os sintomas e, modificando este método, passou a utilizar a Associação Livre que permitia ao paciente relatar fatos ocorridose que estão em sua lembrança, sem sua intervenção com perguntas ou indução a algum pensamento durante a sessão. A fala aparentemente desordenada do paciente era traduzida para compreensão da origem do trauma.
Em seus estudos formulou teorias sobre a estrutura do aparelho psíquico. É na primeira teoria que fala que o aparelho psíquico se divide em três estágios: o Inconsciente, local ondelocalizam-se os desejos reprimidos;
O Pré-Consciente que armazena as idéias que não estão na consciência mas podem aparecer;
e o Consciente que refere-se a nossa percepção, aos arquivos que acessamos facilmente em nossa memória.
Na segunda teoria, Freud também falou da existência de três estágios mas nesta, relacionou-os a definição da personalidade do indivíduo. São o ID,que buscao prazer; o Ego, que tem por princípio a realidade. Faz uma mediação entre desejos e inibições e o Superego, que controla a moralidade, proibições.
Para Freud, desde a infância, nos primeiros anos de vida o ser humano desenvolve a sexualidade, a libido. Na fase oral, por exemplo,ao levar algo até a boca, o bebê sente prazer neste ato e as energias liberadas são as mesmas que libera um adulto emum contato sexual.É nesta fase em que são gerados os primeiros conflitos referentes as inibições. Denominou complexo de Édipo no caso dos meninos e Édipo feminino no caso das meninas, a idéia de desejo que o menino tem pela mãe vendo o pai como um adversário e a menina, desejando o pai e odiando a mãe.A menina se enxerga inferior ao homem por não possuir um pênis e deposita na mãe essa culpadurante essa fase de desenvolvimento. Ela ocorre entre os 3 e 5 anos de vida da criança.Temendo não ser mais amada pelos pais esses desejos são suprimidos e ao entender essa proibição, a criança vai formando sua personalidade tendo se espelhado em seus pais.
Podemos dizer que as contribuições de Freud para a educação nos dias de hoje, para educadores que querem enxergar a realidade do cotidianoescolar são de grande valor pois sabemos e vemos que são cada vez mais alarmantes o numero de jovens que trazem para sua vida escolar, conflitos oriundos de suas famílias desestruturadas, devido a falta ou pouca atenção recebida durante uma fase de conflito do jovem, a condições de miséria extrema. Estas crianças levam para a escola problemas com drogas, criminalidade, falta de compromisso com o...
tracking img