Pisicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Paula Souza - ETEC
Trabalho de pesquisa sobre
Cultura Organizacional



Aluna: Camila Rodrigues N° 06

Turma: ADM 1A

Professora: Deise Felipe

Disciplina: Psicologia

São Paulo, 13/09/2011

Introdução:
O objetivo desde trabalho é o de definir, explicar e dar subsídios a quem futuramente venha lê-lo, para entender o conceito de cultura organizacional, compreender suasinter-relações na empresa, no comportamento das pessoas, bem como o de conseguir identificar aspectos da mesma.

A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue umaorganização das demais. Constitui o modo de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacionalrepresenta as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela Poe condições a administração das pessoas.
Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento das pessoas em uma empresa no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dosobjetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.
Independente da cultura organizacional da empresa, os líderes são os principais influenciadores eresponsáveis por levar as mensagens aos seus liderados. A cultura é criada como resultado do que as lideranças conseguem transmitir aos colaboradores, seja no que tange aos valores da companhia ou ao comportamento esperado dos funcionários. “O líder envia essas mensagens através da sua "caminhada" - o seu comportamento, suas decisões e todos os processos que ele usa.
Pode-se ou Deve-se Mudar a Cultura deuma Organização?
Segundo Marcos Kissil (ex-presidente do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento), para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Esse conceito responde esta questão, onde o Autor sugere que a revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certomodo só se consegue isso mudando a cultura da organização.
O esforço de entendimento de todos dentro da empresa é uma maneira de garantir uma estrutura consistente e manter o ritmo de produtividade da organização. O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, aempresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias. Só se consegue isso com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas têm os valores e princípios da empresa aparentemente de forma clara, onde todos têm orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso.
Algumas coisas que ajudam na mudança na Cultura da Organização
Clareza deobjetivos, valores e princípios: Onde a empresa tem seus objetivos claros, definidos, estabelecidos e orientados para médio e longo prazo. Para dar certo a empresa deve fazer com que todos os funcionários tenham acesso aos seus objetivos, ter definidos os valores e princípios, sendo relembrado periodicamente (Ex. reunião mensal), isso auxilia no processo de mudança.
___Imagem de produtos e serviços:...
tracking img