Pisiclogia e pratica pedagogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

CARLA CRISTINA RODRIGUES














psicologia e a prática pedagogica
















Goiânia
2010








carla cristina rodrigues
















psicologia e a prática pedagogica











Trabalho apresentado ao CursoPedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Psicologia da Educação II
Prof. Daniela Pedrosa Fioravante









Goiânia

2010










PSICOLOGIA E A PRÁTICA PEDAGOGICA






ENTREVISTA:






1) Dados do Professor:




a) Quais disciplinas leciona?





Resp: Me chamo S.M, atualmentetabalho com a educação infantil, mas nos anos anteriores, eu lecionava várias disciplinas autorizadas pelo meu ofício de pedagoga. Como Ciências, História, Português, Matemática,etc...


b) Há quanto tempo?


Resp: Eu sou professora a aproximadamente 20 anos.




Em que tipo de instituição (ensino superior, médio, fundamental, instituição pública, privada, etc)Resp: Comecei a trabalhar em escolas particulares, depois, em escolas públicas, sendo atualmente, funcionária municipal e trabalhando sempre com ensino fundamental e educação infantil.




2) Como você, professor, encara seu papel enquanto”o outro” que media a aprendizagem dos alunos?



Resp: O educador deve sempre se interar com seus alunos, de forma, afetiva e reflexiva,construido assim, os conhecimentos, para visar uma aprendizagem significativa.




3) Que teorias utilizam e como age no sentido de propiciar a aprendizagem de seus alunos?


Resp: Como educadora construtivista, na educação infatil, fico atenta a fase de desenvolvimento das minhas crianças, que tem aproximadamente 4 e 5 anos. Procurando trabalhar de forma lúdica, e oferecendo atividadesadequadas ao seu interesse e idade.




4) Em que fases do desenvolvimento cognitivo estão os alunos com os quais trabalha e como você busca realizar este trabalho com eles?


Resp: O desenvolvimento cognitivo das criançãs da educação infantil(5 anos), corresponde ao estágio pré-operatório, onde, seu comportamento é egocêntrico e intuitivo. Já sabem dizer o que gostam, e o que nãogostam. Buscam muito “os porquês”.
O nosso trabalho está voltado, para a ampliação de experiências sensoriais expressivas, atentas as reais necessidades, propiciando atividades que enriquecem o crescimento integral das criãnças.
Como por exemplo as brincadeiras, o contar histórias, as experiências vivenciadas com os coleguinhas, entre outros


DISCUSSÃO:Baseado nas respostas, da professora S. M, é possível observar que, a prática pedagogica, está de alguma maneira ligada as teórias que estamos estudando.

Como podemos observar, a professora usa a teória de Piaget no seu dia a dia, sendo uma profissional construtivista, ou seja, reuni várias tendências pedagogicas que inconformadas com as práticas maçantes erepetitivas da escola tradicional, lutam pela construção de um sujeito crítico, capaz de pensar e refletir.

E assim tornam-se sujeitos capazes de pensar por si mesmos, construindo seu próprio conhecimento, assimilando e acomodando as informações sobre o mundo e tudo que está nele.

A aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função daexperiência, obtida de forma sistemática ou não, enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos

Os vários estágios de desenvolvimento cognitivo, ocorrem durante todas as etapas de nossa vida, principalmente, da infância à adolecência.

Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança,...
tracking img