Piscologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Wilhelm Wundt (1832-1926) é conhecido como o pai da psicologia moderna, segundo o que você vivenciou na teleaula que aborda o tema 1 do caderno de atividades, explique porque Wundt recebe essa denominação e também quais foram suas contribuições deste para o surgimento da psicologia científica.. (0,2)

Resposta:
Ele é considerado o pai da psicologia moderna porque ele é um dos primeiros adefinir a psicologia como campo de estudo cientifico, diferenciando a psicologia de outras áreas como filosofia e fisiologia, define como objeto de estudo o comportamento a consciência realizando experimentos nessas áreas com rigor cientifico possíveis de comprovação e assim iniciando uma metodologia e uma construção teórica, ele criou o primeiro laboratório de experimentos na área depsicofisiologia, onde nasceram três teorias funcionalismo, estruturalismo e associacionismo.

2. Na teoria behaviorista, a modelagem de comportamento ocorre baseada principalmente em reforços, demonstre os dois tipos de reforços (positivo e negativo) e como ocorre a modelagem de comportamento humano por meio destes. (0,2)

Resposta:
Modelagem de comportamento ocorre por estimulo de respostaentretanto, existem dois tipos básicos de reforço, o positivo e o negativo. O positivo é capaz de fortalecer uma reação quando oferece um estímulo logo após esta reação. Por exemplo, temos golfinhos recebem suas recompensas em apresentações após executarem algum comportamento que realmente divertiu a platéia. Para os animais o alimento é um dos reforços positivos mais usados. Para a maioria das pessoasatenção, dinheiro e reconhecimento funcionam melhor, como reforço positivo.
O reforço negativo é capaz de fortalecer uma reação quando remove algum tipo de estímulo aversivo. Para uma pessoa sonolenta que aperta o botão que desliga o barulho do despertador, o cessar do barulho irritante é um reforço negativo. É interessante observar que, ao contrário do uso popular, o reforço negativo não tem umcaráter punitivo. Ele é justamente a remoção de um evento punitivo.

3. Vygotsky se preocupou muito com a questão, clássica na Psicologia: qual a influência da aprendizagem no desenvolvimento mental da criança, responda então como o autor vê a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. (0,2)
Resposta:
Para Vygostsky o desenvolvimento da inteligência esta ligado ao aprendizado, ou seja, suacultura e socialização, aprendizagem e desenvolvimento se influenciam reciprocamente.
.
4. Conforme o que foi lido no PLT referente ao tema 4 responda Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento humano?

Resposta:
Os fatores que influencia, o desenvolvimento humano é:
Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. Ainteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.
Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.
Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

5. “Ser um homem feminino
Não fere o meu lado masculino
Se Deusé menina e menino
Sou Masculino e Feminino...”
Conforme o trecho da música “Masculino e Feminino”, de autoria de Pepeu Gomes, discorra sobre as questões de gênero (feminino e masculino), e de sentir a emoção por homens e mulheres são entendidos em nossa cultura, em quais cenários desenvolvemos essas noções? Quem influencie a construção de gênero desde criança nos seres humanos? (0,2)Resposta:

Quem influencia na construção de gênero do ser humano é a família já que a diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem e ser mulher, sexo é um atributo biológico, enquanto gênero é uma construção social e histórica.

6. A partir das informações e influências do grupo desenvolvemos nossa percepção social e nossas atitudes diante da...
tracking img