Piscologia social e serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Compreensão sobre a relação entre a psicologia social e serviço social.

Psicologia social, busca conhecer e compreender o comportamento da pessoa com analise de comportamento e deexperiências vividas, ajudando-a na integração da sociedade e com as questões emocionais. Existe a necessidade de conhecer e estudar o indivíduo em suas relações sociais culturaiseconômicas e políticas.
Serviço social, busca integrar a pessoas na sociedade dando lhe suporte de entendimento na busca de seus direitos. Com analise de estudo, visitas e entrevista, natentativa de conhecer o individuo e integrá-lo na sociedade.
A relação interdisciplinar das duas é muito importante na recuperação e na integração do indivíduo na sociedade, poisambas dentro da sua área especifica, trabalham a questão social, e na busca deste conhecimento uma contribui com a outra.
Ao considerar como objeto de estudo da psicologia social anatureza social do fenômeno psíquico, isto é, a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem, surge a necessidade de se aproximar de outras áreas doconhecimento,uma vez que historicamente a Psicologia se ocupou em estudar o indivíduo
Descontextualizado de suas relações sociais, culturais, econômicas e políticas. Dessa forma, aoconsiderar o objeto de estudo do Serviço Social – a questão social em suas múltiplas expressões – é possível pensar que o conhecimento produzido por essa área do saber em torno de seu objetopode contribuir para ampliar a leitura e a compreensão da psicologia social em torno das relações que se estabelecem entre sujeito e sociedade. E, por outro lado, busca-se tambémpoder contribuir com a produção de conhecimento dentro do Serviço Social, uma vez que tal profissão intervém diretamente com os sujeitos sociais nas mais diversas situações do cotidiano.
tracking img