Piscologia do aprendizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS |
| |Curso de Pedagogia |




MÓDULO:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h


( Questõesobrigatórias para o dossiê

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

A concepção inatista pressupõe que o homem é o que nasceu. Cada um traz consigo ao nascer suas características principais de personalidade. O que acontece depois não tem importância assinalada. Basicamente o homem é o que é ao nascer; fundamenta-se na Teologia, onde Deus criouo homem em um ato único, na sua forma definitiva.
INATISMO, MATURACIONISMO E APRIORISMO, são as principais características.


2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

O professor é facilitador, auxilia, faz com que desperte o conhecimento no aluno.
Ele tomafrente das atividades, convida o aluno a participar, faz com que surja um interesse do aluno na atividade desenvolvida.


3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

O conhecimento é aprendido com o tempo, porem é como uma semente, precisa de condições como agua, luz, terra, para crescer esse tornar uma arvore. Assim é oconhecimento humano, precisa de condições para se desabrochar.


4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

Totalidade, percepção, estrutura, meio geográfico, figura fundo, leis perceptivas.
Outros conceitos dessa teoria são supersoma e transponibilidade. Supersoma refere-se a idéia de que não se pode ter conhecimento de um todo por meio de suas partes,pois o todo é maior que a soma de suas partes: "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias".
 Já segundo o conceito da transponibilidade, independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma se sobressai.… uma cadeira é uma cadeira, seja ela feita de plástico, metal, madeira ou qualquer outra matéria-prima5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

Campo fenomenal nada mais é que o mundo das coisas e das pessoas percebido pela pessoa. Esta com o decorrer da vida, vai atribuindo significações e valores a cada aspecto percebido.
E todos, especialmente as crianças precisam de um espaço no qual lhes permitam esse aprendizado,confiança, é oque Rogers chama de organismo.


6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

Aprender tem valor no presente e no futuro. Se produz o aprendizagem significativa cheia de descobertas para a pessoa. O saber, querer saber mais faz com que cada coisa que a criança aprende, desperte nela a vontade do segundo passo, é dizer ir mais além, saber mais ,conhecer mais.


7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

A personalidade humana tem uma estrutura dinâmica com muitas potencialidades. Todos, especialmente as crianças, precisam de um clima favorável de relações humanas, em que se sintam valorizados, aceitos e dignos deconfiança. Isto permitirá que cada um sinta e perceba que tem razões para confiar em si mesmo. Tais condições o impelem a desenvolver suas potencialidades, isto é, a atualizá-las em duplo sentido: mantendo sua própria originalidade e enriquecendo-se como um todo, em todas as dimensões.

A evolução contínua da história pessoal de cada um define os contornos vivenciados e percebidos pela pessoa....
tracking img