Piscicltura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO












DAVI SILVA DOS SANTOS















A DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A AMEAÇA DE EXINÇÃO DE ESPÉCIE MARINHA



















RIO DE JANEIRO

2012

DAVI SILVA DOS SANTOS















A DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A AMEAÇA DE EXINÇÃO DE ESPÉCIE MARINHATrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Castelo Branco como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em (Engenharia Ambiental).



















RIO DE JANEIRO

2012



DAVI SILVA DOS SANTOS













A DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A AMEAÇA DE EXINÇÃO DE ESPÉCIE MARINHATrabalho de Conclusão de curso apresentado a Universidade Castelo Branco como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista (Engenharia Ambiental).



Monografia de Aqüicultura aprovada em ____/____/2012



BANCA EXAMINADORA

_______________________________________

Prof. Dr. Luiz Carlos da Silva_______________________________________

Prof. Ms. Fabrinny Araujo da Silva





1- INTRODUÇÃO




A demanda por alimentos está cada vez maior no planeta, a produção desenfreada está causando desequilíbrio ecológico. A forma não sustentável que atualmente é praticada pelo Homem está deixando a Terra doente sem o devido tempo para renovar seus recursos, isso acontece em todos os seguimentos eprincipalmente na alimentação.

Em relação aos peixes não é diferente, hoje a pesca predatória em busca por alimento também está causando danos ao planeta e consequentemente o ser - humano irá sentir esses problemas.

Criaram-se leis, mas falta fiscalização para o período de defeso. Está cada vez menor a oferta de peixe como sardinha, tainha, corvina... Entre outras espécies popularesconhecidas pelo povo brasileiro.

São muitas formas de agressão ao ecossistema marinho, como, redes super-resistentes que destrói todo fundo do mar. Malhas casa vez mais fina retirando da água espécies cada vez menores. Barcos poderosos indo a lugares onde possivelmente é o local de reprodução dos peixes. A Pesca em águas cada vez mais profunda trazendo a superfície espécie às vezes nem conhecidapelo Homem, sem ter idéia da sua população ou sobre sua genética.

Nossos rios, não diferentes dos mares também vêm sentindo a diminuição das espécies, seja por pesca predatória ou pela poluição antrópica, diminuindo consideravelmente demanda de peixe em nossas bacias hidrográfica. Alguma espécie já foi extintas e outras estão em lista de espécie ameaçadas.

Por último, algumasespécies trazidas de outros países para reproduzir aqui no Brasil, como a tilápia possam, se não for controlado de maneira responsável atingir nossos rios e criar um desequilíbrio ecológico ao ecossistema local.









2- OBJETIVO





Mostrar ferramentas capazes de aumentar a oferta de peixe sem degradar o ecossistema seja nos rios e nos mares.

Conscientizar apopulação sobre a necessidade de conservar os rios e mares para o aumento de produção das espécies

Incentivar de forma sustentável a piscicultura familiar de espécie natural da região em que mora.

Cobrar dos órgãos públicos maiores fiscalização e o cumprimento das leis de crimes ambientais no Brasil.

































3- JUSTIFICATIVAA procura por peixe no mundo vai continuar aumentando e em contrapartida e a oferta deste alimento é cada vez menor. A fim de assegurar a disponibilidade desses recursos em padrões de qualidades que atenda as necessidades ambientais e desenvolvimento sustentável e o bem-estar social deve-se ser criadas ferramentas de manejos para a piscicultura e exploração dos recursos marinho....
tracking img