Pirro de elis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pirro de Elis foi um filósofo grego, nascido na cidade de Élis, considerado o primeiro filósofo cético e fundador da escola que veio a ser conhecida como pirronismo. O primeiro cético, entretanto,não se preocupou em fundar uma escola nos moldes tradicionais, e não deixou nenhum escrito. As informações de que dispomos para tentar reconstruir a vida e pensamento de Pirro são encontradas emfragmentos de obras de autores que se consideraram discípulos do filósofo, sobretudo nos textos de Timon de Fliús, e nos testemunhos apresentados por Diógenes Laércios, nas Vidas e doutrinas dos filósofosilustres.
Segundo Diógenes, Pirro dedicou-se primeiro a pintura. Sem grande sucesso, voltou sua atenção para Filosofia atraído pelas obras de Demócrito.
Pirro, junto com Anaxarco, viajou com Alexandreo Grande em suas explorações no oriente, e estudou na Índia com os gimnosofistas e com os Magina Pérsia. Da filosofia oriental parece ter adotado uma vida de reclusão. Voltando a Elis, viveupobremente, mas foi muito reconhecido pelos habitantes de Elis e também pelos atenienses, que lhe concederam a cidadania. Suas doutrinas são conhecidas principalmente pelos escritos satíricos de seu pupiloTímon, o Silógrafo.
Os princípios de sua obra são expressos, em primeiro lugar, pela palavra acatalepsia, que define a impossibilidade de se conhecer a própria natureza das coisas. Qualquerafirmação pode ser contraditada por argumentos igualmente válidos. Em segundo lugar, é necessário preservar uma atitude de suspensão intelectual, ou, como Timon expressa, nenhuma afirmação pode serconsiderada melhor que outra. Em terceiro lugar, estes resultados são aplicados na vida em geral. Pirro conclui que, dado que nada pode ser conhecido, a única atitude adequada é ataraxia,"despreocupação".
A impossibilidade do conhecimento, mesmo em relação à nossa própria ignorância ou dúvida, deve induzir o homem sábio a resguardar-se, evitando o stress e a emoção que acompanha o...
tracking img