Piromania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DA MAIA
LICENCIATURA EM CRIMINOLOGIA
ANO LECTIVO 2010/2011

Piromania

Trabalho para a disciplina de Psicopatologia Criminal e Forense, leccionada pela Professora Helena Grangeia.

Porto, 6 de Dezembro de 2010
Índice

Índice 2
Introdução 4
Piromania, perturbação do controlo dos impulsos não classificados 5
As características e critérios de diagnóstico 6Características e perturbações associadas 7
Características específicas da idade e do género 7
Prevalência 7
Evolução 8
Diagnostico diferencial 8
Personalidade e motivação do pirómano 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Anexos 12

Introdução

A professora de Psicopatologia Criminal e Forense propôs um trabalho acerca de uma perturbação mental, na qual este grupo escolheu a:Piromania. Indo ao encontro da nossa escolha, este foi um tema ao qual nos despertou atenção, derivado aos fogos que acontecem há vários anos em Portugal, devastando as nossas florestas, saber se realmente quem ateou foram pirómanos ou incendiários.
No nosso trabalho vamos explicando que tipo de perturbação mental é, onde ela se encaixa segundo os critérios do DSM-IV-TR, ou seja, mais designadamentesaber que tipo de perturbação do controlo dos impulsos é esta. No desenrolar deste trabalho vamos apresentar o diagnóstico, o perfil de um pirómano, assim sendo, vamos relatar que tipo de personalidade integra nestes tipos de indivíduos, e qual a motivação que os levam a fazer certos actos. Como essencial, e fazendo parte deste tema não nos podíamos esquecer da distinção entre um incendiário e umpirómano, apresentando também várias terapias para os mesmos.
E claro, esta perturbação está bastante ligada com a criminologia, e com matéria essencial para a nossa vida profissional futura, por exemplo quem sabe detectar um pirómano inocente de um incendiário criminoso, se realmente foi ou não crime.

Piromania, perturbação do controlo dos impulsos não classificados noutro lugar

Estetranstorno enquadra-se nas perturbações do controlo dos impulsos que não fazem parte do quadro clínico de outras categorias deste manual, como por exemplo, perturbações relacionadas cm substâncias, parafilias, perturbação anti-social da personalidade, perturbações do comportamento, esquizofrenia, perturbações do humor, apresentam por vezes sintomas que envolvem dificuldade do controlo dos impulsos.A principal característica subjacente a este tipo de perturbações é a “incapacidade para resistir a um impulso, vontade ou tentação para realizar um acto perigoso para o próprio ou para terceiros” (DSM.IV-TR, 2002; p.663). Neste sentido, o individuo experimenta um grau crescente de tensão ou activação antes de cometer um acto, durante o qual tem uma sensação de prazer, gratificação ou alivio.Após a sua consumação pode sentir remorso, arrependimento ou culpabilidade.
Os transtornos subjacentes a esta perturbação são os seguintes:

* Transtorno Explosivo Intermitente caracterizado pelo fracasso em resistir a impulsos agressivos, o que origina agressões ou destruição de propriedades.
* Cleptomania caracteriza-se pela falta de resistência aos impulsos de roubar objectosdesnecessários para o uso pessoal ou em termos de valor monetário.
* Piromania caracterizada pelo prazer, gratificação ou alívio de tensão em atear fogo.
Jogo Patológico caracteriza-se por um comportamento mal adaptativo, recorrente e persistente, relacionado a jogos de azar e apostas.
* Tricotilomania caracteriza-se pelo ato de puxar de forma recorrente os próprios cabelos por prazer,gratificação ou alívio de tensão, acarretando uma perda capilar perceptível.
* Transtorno do Controle dos Impulsos Sem Outra Especificação é incluído para a codificação de transtornos que não satisfazem os critérios para qualquer um dos Transtornos específicos do Controle dos Impulsos, descritos antes ou em outras secções do manual.
Todavia de entre os transtornos mencionado a nossa escolha de...
tracking img