Pirates of silicon valley

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADÊMICO: DIEGO CHAGAS DUCAT

PIRATES OF SILICON VALLEY (PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO)

APÓS assistir ao filme “Piratas da informática”, do original “Pirates of Silicon Valley”, e com apoio de pesquisa na Internet, prepare-se para um debate, destacando os seguintes pontos.

1. Em várias cenas do filme Seve Jobs pronuncia a frase “nós somos artistas!”, aparentemente dando grande valor àcriatividade e à criação do conhecimento na Apple. Que mecanismos ele usava para incentivar a criatividade? Como era o clima de trabalho na Apple? Dê sua opinião a respeito

Steve Jobs era um chefe que cobrava muito dos funcionários. Entretanto, os seguidores de Jobs gostavam de trabalhar para ele na Apple. O clima era de muita cobrança e dedicação para que seus funcionários fizessem o melhor. Asvezes Jobs humilhava seus subordinados e também descontava neles a raiva de problemas pessoais, sendo um tanto quanto imoral essas atitudes que extrapolam os limites de cobrança. Mesmo assim, a Apple se destacou e se destaca com sua criatividade e capacidade de inovação.

2. Como é feita a proteção da informação e da inovação na Xerox e na Apple? Dê sua opinião a respeito.

Não assisti aofilme...

3. Como Steve Jobs e especialmente, Bill Gates, acompanham os movimentos da concorrência? Dê exemplos de práticas adotadas por eles.

Não assisti ao filme...

4. Em dois momentos a frase “Bons artistas copiam, grandes artistas roubam” é pronunciada no filme. Que momentos são esses? Comente cada um deles. Qual a sua opinião pessoal sobre a atitude dos protagonistas nesses doismomentos? Você acredita que a conduta adotada pelos dois foi correta?

Não assisti ao filme...

5. Que é “Espionagem Industrial”? Qual a sua opinião pessoal sobre essa prática? Como é tratado esse assunto na realidade brasileira?

Obter informações confidenciais ou segredos comerciais sem a autorização dos detentores dessa informação, com fim de se alcançar uma certa vantagem competitiva.Por mais que seja uma prática não ética, pois a empresa que pratica obtém vantagem sem qualquer esforço financeiro, a espionagem industrial traz benefícios porque aumenta o nível de concorrência do mercado, proporcionando assim uma melhor oferta para o consumidor, resultando em melhores preços. Por esta razão que em alguns países a espionagem industrial é aceita e incentivada. No Brasil, aespionagem industrial

6. Pesquise casos na realidade brasileira envolvendo a questão da “espionagem industrial”.

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/10-casos-de-espionagem-industrial

Furto na Petrobras leva a suspeita de espionagem

O sumiço de notebooks e discos rígidos da Petrobras, em 2008, deixou o Brasil com a pulga atrás da orelha. O que, a princípio, pareciaser um furto comum foi dado como um caso preocupante de espionagem industrial, já que o material perdido continha informações sigilosas da Petrobras sobre as descobertas do pré-sal. Em pouco tempo, a Polícia Federal voltou atrás e desconsiderou a hipótese de espionagem, depois de prender quatro suspeitos que trabalhavam no terminal de contêineres na zona portuária do Rio.

Praticamente todo omaterial foi recuperado, e a PF garantiu que não houve vazamento de informações. Mesmo assim, o caso trouxe à tona ocorrências mais antigas de roubos de equipamentos e computadores da Petrobras, que também foram interpretados como espionagem industrial. Em declaração à imprensa, em 2008, Fernando Siqueira, presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET), afirmou que vários laptops cominformações importantes da Petrobras foram roubados das casas de engenheiros e outros profissionais. Na lista de suspeitos de Siqueira, só três empresas conseguiram se safar: as parceiras Galp e British Gas, e a OGX, de Eike Batista.

Fonte: http://www.htforum.com/vb/showthread.php/59078-Philips-acusa-LG-de-espionagem-industrial-(-no-Brasil-)

Philips acusa LG de espionagem industrial ( no...
tracking img