Piratas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]
[pic]

|Curso de Sistemas de Informação |



Disciplina: Introdução à Computação


Professor: Esp Israel Antonio Manoel Pereira

muitofacil@israelito.blog.br


Documento de solicitação de trabalho acadêmico




|Tipo do trabalho: Estudo Dirigido|Trabalho Individual |
|Trabalho para ser feito em sala no dia 03/04/2012 |


Piratas do Vale do Silício

(acessado e adaptado de http://www.sbvb.com.br/Analise_do_filme_Pirates_of_Silicon_Valley.pdf)

Este é umexercício sobre estratégia para tecnologia de informação.


Assista ao filme “Pirates of Silicon Valley”, e posteriormente siga o roteiro nesse documento para fazer um relatório (em grupo) a respeito.

1. Introdução
A microinformática mudou profundamente o mundo. Quase todas as atividades humanas têm alguma relação com microinformática.
A história do início da microinformática, contadanesse filme, é um estudo de caso extremamente interessante. Empresas adotam estratégias, algumas com sucesso e outras com fracasso. O estudo e análise dessa história podem contribuir para apurar melhores práticas para estratégias em tecnologia de informação.

2. Personagens principais
Há 5 personagens principais no filme. São os 2 principais da Apple (Steve Jobs e Steve Wosniak), e os 3principais da Microsoft (Bill Gates, Paul Allen e Steve Balmer). Para facilitar a interpretação do filme, abaixo estão copiadas algumas fotos tiradas do filme, mostrando o ator que representa cada um desses personagens.







Apple

Steve Jobs



Steve Wosniak


[pic]
Microsoft

Bill Gates

[pic]

Paul Allen

[pic]

Steve Balmer
[pic]



3. Leia essa seção antes de ver o filme
Na primeiracena, Steve Jobs e Steve Wosniak aparecem nos preparativos da produção de um comercial que ficou muito famoso nos EUA. Trata-se do comercial de lançamento do Machintosh. Esse comercial foi exibido uma única vez, num evento de visibilidade muito grande (uma final de campeonato esportivo). O equivalente no Brasil seria uma final de campeonato nacional de futebol. Na ocasião do comercial, a Apple estavadando um lance ousado para recuperar o mercado de microcomputadores que vinha perdendo para a IBM. A aposta da Apple foi o modelo Machintosh. O comercial, dirigido por Ridley Scott, faz uma analogia entre a IBM e o “grande irmão” (personagem de George Orwell). O Machintosh seria algo como caminho da libertação da tirania da IBM.
Em seguida, o filme volta para 1971, numa época em que amicroinformática ainda não havia surgido. Os personagens que tornariam-se ricos e famosos no futuro, nessa época eram alunos de Berkeley sem maiores distinções dos inúmeros demais.

3.1 Pequenas observações


Parte do filme é narrado por Steve Wosniak, outra parte por Steve Balmer.
Albuquerque é uma pequena cidade, no interior dos EUA. A figura abaixo ilustra onde essa cidade se localiza.

[pic]

3.2Conceitos

3.2.1 Capitalismo de risco

O conceito de capitalismo de risco (venture capitalism) pode ser resumidamente definido assim: trata-se de uma associação entre capital e idéia (e capacidade de trabalho). Alguém que tem capital (pode ser um banco de investimento) associa-se com alguém que tem idéia e disposição de empreende-la. Aquele que tem a idéia faz um plano de negócios (businessplan), em que exibe sua visão de futuro (onde o novo negócio se encaixa).
Na legenda em Português, o tradutor traduziu o termo “venture capitalist” por “investidor”.
3.2.2 Plano de negócios

O plano de negócios é um projeto de um negócio que se pretende empreender. Em geral trata-se de um negócio inovador. Nesse plano, descreve-se a natureza do negócio em si. Faz-se também uma avaliação da...
tracking img