Pirataria online

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LA SALLE MANAUS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CRISTIANE GOMES MADURO
KELLEN CRISTINA RUZO FERREIRA
MÔNICA CIRNE MESSA
PATRICIA ROLIM DA SILVA
ROSÂNGELA LAVOR DA SILVA

RELATÓRIO

PIRATARIA ON-LINE DE MÚSICA POR JOVENS EM MANAUS

MANAUS
2012
INTRODUÇÃO

A pirataria online é um fato presente em todos os países. O termo “pirataria” em sua concepção moderna surgiu o séculoXV, eram aplicados principalmente por indivíduos sem pátrias, os chamados “piratas”, que tomavam posse de mercadorias transportadas em alto mar pelo Estado ou por companhias por ele garantidas.
Nos séculos XVI e XVII, houve as leis dos venezianos e ingleses que concediam monopólios de impressão a editores específicos e estabeleciam o controle do Estado de direito (por ex.: a censura). No séculoXIX, o termo “pirataria” foi muito aplicado aos editores que faziam cópias de livros para vender, sem a permissão do autor ou o pagamento de seus direitos autorais. (VALÉRIO, 2006)
Segundo Castro (2007) a forte presença da música no cotidiano das populações dos grandes centros urbanos pode ser avaliada pela onipresença dos fones de ouvidos, utilizados por jovens de diferentes idades nas maisdiversas situações e locais. Desde o grande sucesso do Walkman lançado pela Sony nos anos 1980, a prática de encapsular-se em um ambiente acústico individual e personalizado tornou-se disseminada. (pg. 75)
A Apple, Steve Jobs, havia se pronunciado contra a proteção DRM, instando a indústria fonográfica a rever sua posição a respeito da necessidade de proteger a música vendida por download nainternet. (pg.76)
O problema da pirataria on-line causa muitas polêmicas, sendo que dois projetos de lei, o Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line), conhecido como S.O.P. A., e “Protect IP Act” (ato para proteção da propriedade intelectual), chamado de P.I.P.A., que estavam no Congresso dos Estados Unidos, que provocaram manifestações ou interrupções de serviços de sites importantes como,Wikipédia e Craigslist. Ambos os projetos de lei visam combater a pirataria na internet. No Sopa, a proposta é ter penas de 5 anos de prisão para os condenados compartilhar conteúdo pirata por 10 ou mais vezes ao longo de 6 meses, os sites como Google e Facebook, por exemplo, também poderiam ser punidos pela acusação de “permitir ou facilitar” a pirataria. A pena seria o encerramento dos serviços ebanimento de provedores de internet, sistemas de pagamento e anunciantes em nível internacional.
Pela lei, qualquer site pode ser fechado apenas por ter conexão com outro site suspeito de pirataria a pedido do governo dos EUA ou dos de conteúdo. Ferramentas de busca como o Google, por exemplo, teriam que remover dos resultados das pesquisas endereços que compartilhem conteúdo pirataria, correndoo risco de punição.
As emissoras de TV, Disney, Universal, Paramount, SonyX, Warner Bros, gravadoras de músicas, estúdios de cinema e editoras de livros, estão a favor das propostas, pois se sentem lesadas com a livre distribuição de filmes e músicas na web, principalmente em servidores internacionais.
Porém a Casa Branca se manifestou contra os projetos, afirmando que eles podem atentar contraa liberdade de expressão na internet. Em uma mensagem publicada no blog, a Casa Branca afirmou que não pode apoiar “um projeto de lei que reduz a liberdade e expressão”.
As empresas de tecnologia como Google, Facebook, Wikipédia, Craigslist, WordPress, entre outros, também são contra os projetos de lei, alegando que, caso aprovados, eles teriam menos liberdade da internet e dão poderes emexcesso para quem quiser tirar os endereços do ar, prejudicando o funcionamento da web em todo o mundo.( http://knif.forumeiros.com/t242-entenda-o-sopa-e-o-pipa-projetos-de-lei-que-motivam-protestos-de-sites)

A música é um produto social e simbólico de grande importância nas diferentes formações culturais, principalmente se considerarmos a sua capacidade de criar vínculos afetivos entre as pessoas....
tracking img