Pirataria na internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIRATARIA NA INTERNET


Eduardo VIEIRA1
Alex Rosch FARIA2
vieiraeduh@gmail.com

RESUMO

A pirataria na internet é marcada por tudo que se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos seus devidos direitos autorais, de marca e propriedade intelectual ou industrial. Esta pirataria realmente prejudica os autores? Existe muitos relatos de pessoas que obtiverammais sucesso após serem pirateados, principalmente pessoas famosas. As pessoas estão sempre dispostas a pagar pelo que consideram com preço justo, quando as empresas abusam elas buscam uma saída mais barata.

Palavras-chave: Pirataria, Internet, Direitos Autorais.

ABSTRACT

Piracy on the Internet is marked by everything related to copying, sale or distribution of material without payment oftheir due rights under copyright, trademark and intellectual or industrial property. This piracy actually harms the authors? There are many reports of people who had more success after being pirated, especially famous people. People are always willing to pay for what they consider a fair price when companies abuse they seek a way out cheaper.

Keywords: Piracy, Internet, Copyright.

Acadêmico(a) Faculdade Sul Brasil – FASUL1
Docente Faculdade Sul Brasil – FASUL2



INTRODUÇÃO

A pirataria na internet é marcada por tudo que se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos seus devidos direitos autorais, de marca e propriedade intelectual ou industrial.
Distribuir cópias de um trabalho sem a autorização dos seus criadores é considerado crime, masisso nem sempre causa algum prejuízo aos donos dos direitos autorais. O resultado pode ser realmente o contrário, por exemplo o livro O Alquimista, do escritor Paulo Coelho. Ele foi um dos mais vendidos do mundo e também é uma das obras mais pirateadas da internet. O livro só obteve sucesso após a editora libera-lo para ser distribuído gratuitamente na internet. O livro bateu o recorde de 212semanas entre as obras mais vendidas do The New York Times.
Este caso é apenas um exemplo de muitos outros que mostram que a pirataria acaba sendo uma forma de divulgação e incentivo a compra de produtos.




DESENVOLVIMENTO


Os usuários estão sempre procurando por versões piratas quando a opção original não o agrada ou não pode ser considerada justa por causa da alta quantidade dejuros.
Existem vários casos de sucesso de sites que oferecem músicas de forma legal por preços muito baixo e assim conseguem um grande número de usuários. Nos EUA, o site Netflix que faz transmissão de filmes e séries, gera um tráfego que já supera as transferências geradas pelo serviço de compartilhamento BitTorrent. Em outubro de 2011, o Netflix movimentou 23,3% dos dados, contra 16,5% doBitTorrent que em 2004 respondia por 35% dos dados.
Os motivos que levam uma pessoa a utilizar produtos piratas em seu computador, na maioria das vezes o principal é o preço elevado dos produtos originais. E quando ele se depara com as mesmas possibilidades gratuitamente, o usuário é tentado a escolher o pirata.
A Internet cada vez mais rápida facilita ainda mais o compartilhamento desoftwares de maneira gratuita, em aplicativos desenvolvidos para isto. Os compartilhadores P2P, além de programas que fazem uso do sistema torrent, são algumas das opções mais utilizadas na disseminação dos piratas. Sem dúvida o principal motivo que leva todas essas pessoas a praticarem a pirataria de WEB é a ideia de que esses atos não pareçam ser crimes, ou já que quase todo mundo faz por que eunão posso fazer? A falta de fiscalização e medidas mais duras quanto à pratica também favorecem a ação dos piratas.
A única vantagem que um software pirata pode trazer é a diferença de preço comparado com um original. Se levarmos em conta os benefícios como a garantia, suporte e atualizações de segurança, adquirir um software pirata não é a melhor opção. Outra desvantagem é a quantidade de...
tracking img