pirandelo psiquiatria

946 palavras 4 páginas
Psiquiatria e Sociedade
Mente, cérebro e gente
O bullying de hoje e os prejuízos de amanhã leave a comment »

Eu lembro que na pré-escola havia um menino que aterrorizava todos os colegas de classe. Eu devia ter uns seis anos, e lembro do medo que todos tinham daquele que foi o primeiro valentão que conhecemos.

(…) um estudo que acaba de ser publicado mostra que o bullying tem impactos reais e de longo prazo na vida das pessoas.

A pequisa acompanhou por cinquenta anos praticamente todos cidadãos do Reino Unido nascidos durante uma semana específica de 1958, totalizando 17.638 participantes. Apesar do termo bullying ter se tornado moda, e por isso ter perdido um pouco sua força, naquela época os números já eram altos: 28% das crianças sofriam-no ocasionalmente, e 15% frequentemente.

Leia a íntegra no Portal Estadão

Written by Daniel M Barros
22/04/2014 at 11:52 AM
Publicado em Uncategorized
Prevenindo o déficit de atenção leave a comment »

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresenta sinais típicos como dificuldade de concentração, impulsividade e inquietação, todos num nível acima do normal, trazendo prejuízos para a vida da criança (ou do adulto) e de seus pais. Mas como nosso organismo em geral – e nosso cérebro em particular – pode ser treinado, pesquisas inglesas e norte-americanas vêm propondo estimular as habilidades que apresentam problemas em crianças com TDAH antes mesmo de o diagnóstico ser feito. Como estamos falando de brincadeiras e jogos infantis, não existe preocupação com efeitos colaterais ou prejuízos de longo prazo.

Leia a íntegra no Portal Estadão.

Written by Daniel M Barros
10/04/2014 at 9:12 AM
Publicado em Uncategorized
Cuidando do coração – nos dois sentidos leave a comment »

Uma criança deprimida é de partir o coração. Literalmente. Ela e os pais têm mais riscos de infarto e outros problemas cérebro-vasculares do que as crianças (e seus pais) que não tiveram depressão.

Relacionados

  • SINOPSES BIBLIOTECA2
    31723 palavras | 127 páginas
  • Dissertaovozesfemininasapolifoniaarquetpicaemflorbelaespanca 110312091034 Phpapp02
    51689 palavras | 207 páginas