Piramide populacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pirâmide Etária é utilizada para representar o número de habitantes _ em valores absolutos ou relativos _, e sua distribuição por sexo e idade. Ela poderetratar dados da população mundial, de um país ou uma cidade.
 Se a pirâmide, apresenta um aspecto triangular, o percentual de jovens  no conjunto dedada população é alto. A base larga, indica que a taxa de natalidade é alta. O topo estreito indica uma pequena participação percentual de idosos, portanto,a expectativa de vida é baixa.
 Alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida são características de subdesenvolvimento.
 Se a pirâmide nãoapresentar grande diferença da base ao topo, conclui-se que a população recenseada apresenta baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida.
 Os paíseseuropeus que participaram diretamente da Segunda Guerra _ 1939/1945 _, apresentam forte afunilamento na parte da pirâmide correspondente à população na faixaetária dos nascidos no período. Principalmente na Rússia e demais países da antiga União Soviética, que juntos perderam mais de vinte milhões de pessoas. Com o final da guerra, a taxa de natalidade cresceu vertiginosamente, fenômeno conhecido com baby boom _´´explosão de bêbes`` _, e a pirâmide de alargousubstancialmente na faixa dos que nasceram nos anos seguintes.
 Se um país ou região qualquer passar por um período em que ocorra grande entrada ou saída depessoas, a forma da pirâmide também se alterará.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1853058-pir%C3%A2mide-et%C3%A1ria/#ixzz1oxxX6nbX
tracking img