Pirâmide de maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Abraham Maslow

Abraham Maslow, pesquisador, professor e psicólogo norte-americano, destacou-se na década de 1950 entre diversos grupos de estudiosos, por dedicar-se ao exame do indivíduo nas relações humanas e de suas motivações.

No ano de 1954, nos Estados Unidos, Maslow publicou a 1ª edição de seu livro Motivation and Personality, apresentando uma teoria geral da motivação humana,classificada como holístico-dinâmica, por ser uma fusão, de um lado, da postura holística de Wertheimer e da psicologia de Gestalt, e de outro lado, do dinamismo de Freud, Jung e Adler.

O comportamento motivacional, para este estudioso, é explicado pelas necessidades dos seres humanos, que se interligam, pois existe uma sequência de prioridades, ou seja, uma escala de valores a seremsatisfeitos.

Segundo a teoria da motivação de Maslow, as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, ilustradas didaticamente através de uma pirâmide:





[pic]





1. Necessidades Fisiológicas:

Constituem a sobrevivência do ser humano e a preservação da espécie: alimentação, sono, desejo sexual, entre outros.Em relação às necessidades fisiológicas, Maslow reconhece todas elas serem homeostáticas, isto é, são ajustadas buscando a normalidade aceitável.

Quando as necessidades básicas não estão satisfeitas, boa parte da capacidade do ser humano pode ser acionada para satisfazê-las: a inteligência, a memória, os hábitos, entre outros sentimentos e emoções podem ser utilizados para que taisnecessidades sejam atendidas e nosso equilíbrio interno seja estabelecido.

2. Necessidades de Segurança:

Para Maslow, quando as necessidades fisiológicas são periodicamente satisfeitas, surgem em seguida às necessidades de segurança, que constituem a busca de proteção, estabilidade, estar livre das pressões geradas pelo medo, pela ansiedade, pelo caos. Segundo Maslow, o sentimento deinsegurança causa reações nas pessoas, e pode condicionar totalmente o comportamento, de modo a levar o indivíduo a agir, exclusivamente, em função de se proteger deste sentimento de falta de segurança.

3. Necessidades Sociais:

Para Maslow, a próxima necessidade do ser humano, após as fisiológicas e de segurança, é expressa pelo desejo de amar e pertencer. Podemos entender como a vontadepossuir amigos, de ter quem nos queira bem, a necessidade de possuir um lugar num grupo de pessoas, de ser apreciado, e de ter quem nos apoie e prestigie. Diz Maslow, que qualquer boa sociedade precisa satisfazer a esta necessidade de pertencer para sobreviver e ser saudável.

4. Necessidades de Auto-estima:

Compreendem a imagem que a pessoa tem de sim (auto-estima ou auto-respeito) e odesejo de obter a estima dos outros.

Nesta categoria classificamos nossos desejos por reputação ou prestígio, status e reconhecimento, isto é, saber que somos úteis neste mundo. Maslow acredita que a satisfação destes sentimentos poderá tornar-nos fortes, confiantes e capazes. Pelo contrário, quando não conseguimos satisfazê-los podemos ficar deprimidos e complexados, e crer que nossacontribuição não tem valor ou importância.

5. Necessidades de Auto Realização:

A última das necessidades, na teoria de Maslow, é a necessidade de auto-realização, de que as pessoas têm um potencial interno que necessita tornar-se ato.

Um músico dedicado, que não esteja tocando, um artista que não esteja praticando sua arte, são exemplos de pessoas que não estão satisfazendo a estanecessidade. Maslow afirma que ela só passa a ser preponderante após as demais necessidades estarem razoavelmente atendidas.

2. ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA – MOTIVAÇÃO

O desenvolvimento desta teoria, da Pirâmide de Maslow, desencadeou inovações utilizadas desde então até os dias de hoje na administração contemporânea, gestão de pessoas, e, claro, na psicanálise. É interessante observar...
tracking img