Piquena

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Montar uma dinâmica de grupo eficiente
 Quando aplicadas em processos seletivos, as dinâmicas de grupo têm a função de identificar nos candidatos qualidades mais difíceis de avaliar em testes e entrevistas. Para que o investimento dedicado a esta etapa importante do recrutamento deprofissionais se concretize em um quadro de funcionários alinhado com a cultura e os objetivos da empresa, é fundamental fazer o caminho inverso, partindo das competências desejadas para chegar no perfil ideal para cada vaga. Para que uma dinâmica de grupo seja eficaz em um processo seletivo é necessário ter em foco o perfil desejado.
A dinâmica deve fazer com que o candidato utilize as qualidadesesperadas pela empresa e pela vaga. “A primeira coisa a fazer na hora de criar uma dinâmica de grupo é conhecer o perfil, determinar quais são as competências prioritárias e em que ambiente o profissional vai atuar”.
“Se você tem um cargo de liderança, a dinâmica será focada em liderança, se o cargo é fundamentalmente comercial, a dinâmica deve ser focada em competências comerciais, e oexercício tem que ser voltado a isso”
Para que a análise destas competências seja mais precisa, a dinâmica deve simular ao máximo o ambiente de trabalho da vaga em questão. “Quanto mais próxima a dinâmica estiver da realidade em que o sujeito vai ter que usar aquelas competências, melhor, não é sempre uma tarefa fácil.
O lúdico
Atividades lúdicas podem ser eficazes para aflorar no candidato asqualidades procuradas ,e o caráter do termo numa dinâmica de grupo. “Quando eu falo em lúdico, falo em dar elementos nas mãos das pessoas para que elas produzam algum objeto”, esclarece. “Os candidatos têm que desenvolver uma idéia, planejar como ela será executada, e executá-la”, continua. “Eu tenho que ver isso acontecendo”, conclui com firmeza.
Jogos, música e até brincadeiras infantis tambémfiguram em algumas dinâmicas que buscam criatividade. Mas o responsável deve ficar alerta para que isso não tire a seriedade e o profissionalismo exigido nesta etapa do processo seletivo. “Apesar de ser mais leve do que outros testes, a dinâmica deve ser encarada com a mesma seriedade”.
Outro cuidado a ser tomado é evitar que o exercício cause qualquer tipo de constrangimento aos candidatos. “Épreciso tomar cuidado para não colocar o candidato em situações delicadas, de arbitrariedade ou deboche”,isso porque, além da influência nos resultados do exercício, nunca se sabe ao certo como os candidatos vão reagir. “Cada pessoa reage de uma forma, e a resposta pode ser negativa”, continua.
Dinâmica de Grupo
O "defunto" que faliu a empresa ...
A empresa faliu ...e agora ???
O diretor da empresa,convocou uma reunião com todos os seus funcionários e comunicou a seguinte notícia:
- A partir deste momento, esta empresa estará com as suas "portas fechadas". A empresa acabou de falir. O culpado desta falência também acabou de falecer.
Um funcionário pergunta: - Mas ...quem morreu ???
- O Diretor responde: - O velório será amanhã, aqui na empresa. Quem quiser conhecer o "defunto", desde jáestão convidados.
Todos os funcionários ficaram estarrecidos com a notícia ...
No dia seguinte, havia uma enorme fila. Todos os funcionários estavam ali, inclusive o pessoal de gerência e supervisão, para conhecer o infeliz "defunto".
Chegou a hora ... O primeiro olha o caixão ...olha novamente ... bota a mão no queixo e saiu pensativo. O segundo, arregala seus olhos e não consegue esconderseu espanto. O terceiro ...e assim todos sustentaram esse clima.
Afinal ...quem estava no caixão ???
Um espelho !!! ...
Moral da história: Do faxineiro ao diretor, todos têm a cumplicidade com estado de saúde de uma empresa.

Características de um Líder
OBJETIVOS:
* Comparar os resultados de uma decisão individual com uma decisão grupal.
* Explorar valores que caracterizam um...
tracking img