Pipoqueamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O milho-pipoca pertence à espécie botânica Zea mays L., e apresenta sementes duras e pequenas nas quais, quando aquecidas a 170ºC aproximadamente, o óleo e a umidade exercem pressão sobre o pericarpo, até que ele se rompa, formando a pipoca. O milho-pipoca varia quanto ao formato (redondo, chato, pontiagudo) e a coloração (rosa, creme, vermelha, roxa, preta, azul etc.),sendo as cores branca e amarela as mais comuns. (Zinsly & Machado, 1978).
A característica de pipoqueamento é que o torna diferente dos demais tipos de milho e esta diferença, por sua vez, lhe conferem maciez e sabor, bastante apreciáveis (Zinsly &Machado, 1978). Os autores comentam que a avaliação da qualidade do milho-pipoca é feita através da análise do índice de capacidade de expansãoe, quanto maior for esta propriedade, maior também será o valor comercial do produto, devido estar associado à maciez da pipoca. Para que este milho seja comercializado, deverá apresentar índice de capacidade de expansão acima de 15, pois abaixo deste valor a pipoca apresenta-se muito rígida e com muitos grãos sem “estourar”.
De acordo com Sawazaki (1995) o índice de capacidade deexpansão é afetado por várias propriedades físicas dos grãos, entre as quais se destacam o teor de umidade, o peso dos grãos, as injúrias mecânicas e a secagem rápida dos grãos. Teores de umidade situados entre 10,2 e 13,4% são os mais adequados para obtenção do índice máximo de capacidade de expansão (Krug et al., 1996).
Zinsly & Machado (1978) relatam que as sementes de milho-pipoca, assimcomo as de milho comum, perdem o poder de germinação depois de armazenadas por dois ou três anos, mesmo sob condições adequadas de armazenamento, mas não perdem a capacidade de expansão, pois esta característica não está associada ao poder germinativo das sementes as quais, quando bem armazenadas, conservam sua capacidade de expansão por um período de 15 a 20 anos.
2 OBJETIVOS

Analisartodo o processo da transformação do grão de milho para o floco de milho, através do aquecimento junto com o bico de bunsen. Nesse experimento serão analisados todos os dados de massa, volume e perda que possa ter ocorrido nessa transformação para a pipoca.
3 REVISÃO DA LITERATURA

A pipoca tem características muito interessantes. Você coloca uma embalagem achatada (menor que umacarteira) no forno de microondas e em três minutos ela se expande até chegar a um volume 40 ou 50 vezes maior do que sua forma original.
Existem três elementos que fazem a pipoca funcionar:
• Umidade: dentro da semente;
• Amido: dentro da semente;
• Casca dura: Que envolve a semente;

Quando uma semente de pipoca esquenta, a água que estádentro da semente se expande. A umidade é extremamente importante para a pipoca. Se não houver água na medida certa, a semente não estoura. Quando a pressão dentro da casca aumenta bastante, a semente estoura. Por Ivanir T. Blasius

4 MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 Materiais

Instrumentos utilizados no processo estão descritos a seguir:

Instrumentos:

- Proveta de 50mL;
- Erlenmeyerde 250mL;
- Bico de Bunsen;
- Balança Analítica;

Itens:
- Areia
- Grão de milho;

4.2 Métodos

Com cuidado foram selecionados cinco grãos de milho para pesagem, levando em consideração se o mesmo tinha qualquer deformação que pudesse prejudicar o experimento. Com o auxilio de uma balança analítica foram pesados os cinco grãos de milho, anotado suas respectivas massas eseparados para facilitar o manuseio. Foram classificados como segue (Mg = Massa do grão) :
Mg1= 0,287g; Mg2= 0,204g; Mg3= 0,190g; Mg4=0,203g; Mg5=0,164g.
Após a pesagem foi adicionado um grão de milho em um elermeyer, tampando-o em seguida com uma rolha e levado ao bico de bunsen para criar uma temperatura de combustão completa para o aquecimento e a transformação do grão para o...
tracking img