Pipoca com guarana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pipoca com Guaraná
O jingle, Pipoca na panela, começa arrebentar... foi a estratégia que a Guaraná Antártica usou para fazer com que os consumidores comprassem a Guaraná sempre que comessem pipoca, e já que a pipoca era o produto mais consumido dentro dos cinemas, obviamente a Guaraná Antártica teria de acompanhá-la. E foi um sucesso esse marketing, pois todos que falavam a palavra ?pipoca?recordavam-se do jingle e sentiam vontade de beber Guaraná.
O ritmo da música, por ser pop, agradou a todos os tipos de pessoas, pois não definia um gênero nem estilo, era simples, divertida, ritmada e fácil de cantar, porque não precisava ser um vocalista nato, já que o vocal era cantado à capela.
Quem não se lembra desses versos que marcaram época na propaganda brasileira? O ano foi 1991.A DM9DDB em parceria com a MCR produziu um dos jingles mais cantados e lembrados de todos os tempos. Dezoito anos depois, ainda é impossível não remeter pipoca com guaraná tamanho foi o sucesso da campanha para a Guaraná Antarctica.
A associação entre os dois produtos foi brilhante. Se por um lado estimulou-se a lembrança da pipoca salgada, por outro a “solução” aparece; o Guaraná Antactica, um programalegal.
_____________________________________________________________________
Os americanos tentaram induzir os frequentadores das salas de cinema a comer pipoca com Coca Cola, 1957, numa estratégia coordenada por James Vicary, cujo objetivo era mesmo medir os efeitos da propaganda subliminar. A cena aparecia em 6 flashes quase invísiveis durante a exibição do filme Picnic numa sala de NovaJersey. O Vicary nada provou e essa sua experiência foi parar apenas nos livros de publicidade; um dia descobriu-se que as suas pesquisas tinham sido manipuladas. Não sei se Nizan Guanaes tinha referências das ações de Vicary quando lançou em 1991 no Brasil a hoje antolôgica campanha Pipoca com Guaraná que também tinha a versão Pizza com Guaraná, mas apenas a primeira obteve um “Recall” extraordinário.Se tinha conhecimento tanto faz, lá não deu certo.
_____________________________________________________________________
A campanha foi uma criação exclusiva de Nizan Guanaes, à frente da DM9, com produção da Film, fotografia do Michel Chevalier, Direção de Flávia Moraes e um jingle produzido pela MCR, este, digamos, o carro-chefe; marcou toda uma geração que ainda hoje lembra do “pipoca napanela, começa a rebentar/ pipoca com sal, que sede que dá/pipoca e guaraná que programa legal…”. Sem dúvida um dos jingles-trilha de maior sucesso em toda a história da propaganda brasileira. A campanha teve resultados imediatos, seu objetivo era quebrar o discurso do guaraná Tai que a Coca Cola tentava emplacar, mas fora o “share” de mercado mantido e ampliado, o fato é que criou o hábito dadegustação do produto associado à pipoca. A campanha ganhou inúmeros prêmios na época, a pesar de um modesto destaque (premiação correspondente a finalista) no Anuário do CCSP. A entidade fez justiça mais tarde. Rotulou a seção de comerciais antigos do seu site justamente com o nome Pipoca com Guaraná.
Cabe lembrar que muitos anos depois o filme foi apontado como um dos “7 Mais” da propaganda brasileiraem pesquisa realizada pela revista About do Rafael Sampaio, junto a 250 formadores de opinião do mercado publicitário. “Recall” em alta a medida que o tempo passa. Assista ao vídeo:

Pipoca com Coca - Cola
Em 1957, o pesquisador James Vicary alegou que em Fort Lee, Nova Jersey, realizou uma experiência em que consistia em exibir rapidamente na tela as mensagens “Drink Coca-Cola” e “Hungry? Eatpopcorn”. Para isso, ele utilizou-se de um taquistoscópio, um aparelho destinado a examinar a rapidez da percepção visual. Ele exibiu tais mensagens durante a exibição do filme Pic Nic, em uma velocidade de 1/3000 segundos, a cada 5 segundos – vale lembrar, que uma animação possui a velocidade 1/24 segundos.
Vicary alegou ter feito essa experiência no período de 6 semanas, ao todo, tendo...
tracking img