Pipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIPA.

2.1.1 – Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa.


2.1.1Denominação e forma de constituição

Razão Social: Seara Alimentos S.A
Fantasia: Seara
Forma de constituição: foi constituída por Ata, onde foram definidos seus representantes legais bem como seus cargos.2.1.1Dados e fatos relevantes da origem da organização

Foi fundada em 1956, na cidade de Seara, no Oeste de Santa Catarina. Com a ampliação de seus negócios e investimentos em qualidade de processos e produtos em pouco tempo a marca Seara passou a ser sinônimo de qualidade em carnes de aves e suínos "in natura" e processadas.

2.1.1Natureza do ramo de atuação

Empresa de naturezaalimentícia, cujo ramo de atividade são produtos industrializados de origem animal (aves e suínos)

2.1.1Informações sobre o porte da empresa

É constituída por uma Sede Corporativa situada em Itajaí-SC e várias filiais em diversos estados brasileiros. A Seara é líder na exportação de cortes de frango com qualidade e serviços reconhecidos em diversos mercados internacionais. É uma das maiores Empresa nosegmento de carnes e aves processadas com forte atuação na linha de produtos cortados e desossados de frango.

2.1.1Relação das filiais

Filiais Industriais
Seara-SC
Itapiranga-SC
Forquilinha-SC
Jaraguá do Sul-SC
Jacarezinho-PR
Nuporanga-SP
Dourados-MS
Sidrolância-MS

Filiais Comerciais – Centrais de Distribuição
Seara-SC
Itajaí-SC
Jandira-SP
Bebedouro-SP
Ribeirão Preto-SPDourados-MS
Pavuna-RJ

2.1.1 Características estruturais da empresa

Número de funcionários

Aproximadamente 17.000 funcionários

2.1.2 Principais produtos, processos e equipamentos.

Abate e processamento
A escala de produção depende da expectativa de demanda, que está em função do tipo de mercado (grandes redes, varejo, etc.) e da abrangência de comercialização. Naelaboração do projeto devem-se considerar as exigências de mercado, que aliada à qualidade do produto e preço, exige volume e freqüência de abastecimento. A logística de transporte e distribuição é um fator a ser considerado na determinação da escala de produção.
O abate e processamento de aves abrangem atividades de controle desenvolvidas dentro do abatedouro, desde o momento em que as aves chegam àplataforma de recepção, até a obtenção do produto final. Uma cadeia ininterrupta de medidas higiênico-sanitárias, de segurança dos alimentos e de frio, assegura o controle de microrganismos patogênicos.
Independentemente do volume de abate, os pré-requisitos básicos para a manutenção da qualidade do produto e preservação do meio ambiente devem ser atendidos. As plantas de abate, processamento,armazenamento e tratamento de efluentes devem ser submetidos aos órgãos competentes, seja ele municipal estadual ou federal.
Os abatedouros devem, preferencialmente, ser exclusivos para este tipo de abate ou, quando isso não for possível, estabelecer turnos específicos, sob controle do sistema de inspeção, com identificação dos lotes produzidos, até a embalagem final. Antes do início do abate,devem ser realizados os procedimentos de limpeza e desinfecção para eliminar resíduos de substâncias proibidas como, por exemplo, troca de água de escaldadura, pré-chiller e chiller.
A implantação de um abatedouro com a capacidade de abate entre 500 e 1.000 aves/hora, onde várias etapas do processo podem ser automatizadas, possibilita atender não só a expectativa do mercado e do consumidor,através de preço, escala de produção e qualidade do produto, mas também do produtor, em termos de retorno econômico. Seria adequada a busca pela Inspeção Federal, que possibilita maior abrangência de comercialização, ou em última hipótese a Inspeção Estadual.
Produtos
Além da análise das tendências de mercado, o desenvolvimento da indústria de alimentos deve-se basear na análise do...
tracking img