Pipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Política Economica Monetária e Fiscal do governo Dilma




Prof Wilhelm- economia e gestão do setor publico






Sorocaba
2011


Nome:RobertoFerreira de Souza Junior RA:A67EJC-4 3ºSem / ADM
SUMÁRIO

Introdução................................................................................................... 03
Política econômica ...................................................................................... 03
Política Monetária ....................................................................................... 04Política Fiscal.......................................................................................................... 05
Conclusão .............................................................................................................. 06
Referencias bibliográficas................................................................................. 06Introdução
Esse trabalho fala sobre Política Econômica Monetária e Fiscal do governo Dilma a respeito da situação econômica do pais, nesse início de mandato e apresentação das futuras idéias para solucionar os problemas, entre essas políticas deste governo.

Política Economica Monetária e Fiscal do governo Dilma

Politica Economica
A política econômicaconsiste no conjunto de ações governamentais em que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um pais,uma região ou um conjunto de países.
O quadro econômico anunciado pela presidente eleita Dilma Rousseff,tentará conter a inflação e conduzir a política econômica de forma sustentável .A economia brasileira apresentou uma rigorosa recuperação no anode 2010,após o esfriamento da atividade econômica ocorrido em 2009,reflexo da crise internacional que se iniciava no ultimo trimestre de 2008.
O consumo das famílias,devido aumentos da massa salarial real,do emprego e do volume das operações de créditos às pessoas físicas,alem da manutenção da confiança dos consumidores em patamar elevado registrou incrementos de 8,4%; 6,4% e 5,9% nas mesmasbases de comparação enquanto a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF),em harmonia com a tragetoria dos indicadores de confiança dos empresários e com os desempenhos das indústrias da construção civil e bens de capital,experimentou aumentos de 28,4% ,28,1% e 21,2% nos mesmos períodos.
A contenção da inflação tem sido apontada pelos meios especializados com o principal desafio desde o inicio do governoDilma.De fato,o índice nacional de preços ao consumidor (IPCA),utilizado como referência para a política monetária tem apresentado trajetória ascendente desde agosto de 2010.Em março,o índice encontrava-se em 6,30% no acumulado de 12 meses, acima do centro da meta de inflação (de 4,5% ao ano),próximo ao teto de 6,5%.

-Política Monetária
É inconstentável o sucesso do plano Real econcomitantemente do regime de metas de inflação para o controle e estabilidade dos preços. Ressalta-se que as duas ultimas décadas foram marcadas por reduções significativas na taxa básica de juro, entretanto a taxa SELIC ainda se encontrava elevada. De maneira que a política monetária para muitos se transformou em uma verdadeira anomalia, e isso se torna mais evidente quanto comparado com as taxa de jurosdas economias internacionais.
Ainda assim, restam algumas dúvidas sobre a real capacidade do governo em cumprir a meta do superávit primário de 3% do PIB, que batizado as expectativas do Comitê de Política Monetária (COPOM) para a definição da taxa de juros. O COPOM espera que a inflação se mantenha próximo do teto da meta nos três primeiros trimestre do ano, convergindo para o centro a partir...
tracking img