Pipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. JUSTIFICATIVA 1
3. OBJETIVO 2
4. A ADMINISTRAÇÃO. 2
5. O PRINCIPAL DESAFIO DA ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI. 3
6. O PAPEL DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE NO CURO DE ADMINISTRAÇÃO. 4
7. A NATUREZA DAS CONTAS CONTÁBEIS. 5
7.1 OS REGISTROS E INFOMAÇÕES CONTÁBEIS. 5
7.2 BALANCETES DE VERIFICAÇÃO. 6
7.3 DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCÍCIO. 6
8 AS APLICAÇÕES DACONTABILIDADE NOS SEGMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. 7
9 O PAPEL DA ECONOMIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 9
9.1 A FUNÇÃO DA MICROECONOMIA DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO. 10
9.2 AS FUNÇÕES DA MACROECONOMIA DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO. 11
10 A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE DIREITO PARA OS ADMINISTRADORES. 12
10.1 AS BASES DO DIREITO EMPRESARIAL. 13
11 O PAPEL DA PSICOLOGIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 14
12 AMOTIVAÇÃO E O GERENCIAMENTO DE PESSOAS 15
12.1 LIDERANÇA. 16
13 A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA E DA FILOSOFIA PARA ADMINISTRAÇÃO 17
14 PESQUISA DE CAMPO. 19


LISTA DE TABELAS
Tabela 1 19
Tabela 2 19
Tabela 3 20
Tabela 4 20
Tabela 5 21
Tabela 6 21
Tabela 7 22
Tabela 8 22
Tabela 9 23
Tabela 10 23
Tabela 11 24
Tabela 12 24
Tabela 13 25
Tabela 14 25
Tabela 15 26
Tabela 16 26
Tabela17 27
Tabela 18 28
Tabela 19 28
Tabela 20 29
Tabela 21 29


1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa faz parte do projeto interdisciplinar de pesquisa de aprendizagem (PIPA), das Faculdades Integradas Torricelli, este traz um estudo das relações da administração com outras ciências estudas durante e até o 3º. Semestre do curso de administração. Valendo-nos de aspectos socioculturais,técnicos, econômicos e políticos, realizamos uma pesquisa de campo, para que possamos medir como é aplicação da parte teórica para a prática.
Levamos uma pesquisa de vinte questões a 15 organizações distintas, para que assim pudéssemos comparar as informações de pesquisa de campo com as outras relacionadas aos estudos.
A metodologia utilizada fundamenta se no enfoque sistêmico aliado a técnicas deanálise multivariada. A partir da coleta de dados, foram criadores indicadores e variáveis.
Foram entrevistas 15 pessoas que de algum modo administram empresas e/ou pessoas, em diversos ramos da sociedade. As informações colhidas mostram que a maioria dos entrevistados, concorda que a administração engloba mais do simplesmente um gerenciamento interno das informações da organização, a grandemaioria utiliza conhecimentos de outros setores para o gerenciamento do negocio ou gestão de pessoas.
2. JUSTIFICATIVA

Na atualidade, os gestores das organizações necessitam preocupar-se com o dia-a-dia de seus negócios, porém, para que isso ocorra, é necessário ter um vasto conhecimento sobre os mais variados assuntos.

Portanto, a proposta desta pesquisa, é de que possamos entender asaplicações das diversas áreas do conhecimento aplicadas no curso de administração dentro das organizações.

Esperamos compreender como os administradores, aplicam essa diversidade de temas que nos são expostos dentro da sala de aula, e como os conhecimentos de contabilidade, economia, direito, filosofia, psicologia, matemática e sociologia interferem na administração das organizações.

3. OBJETIVOComo principal objetivo, este trabalho tem a finalidade colher informações de pesquisa de campo, sobre o assunto proposto e confortamos com os outros meios do conhecimento do curso de administração. Este Projeto Interdisciplinar de Pesquisa Aprendizagem apresenta como as teorias ministradas, funcionam na prática.
A pesquisa também mostrou que os entrevistados, exercem cargo de direção, porémalguns não tinham noção de que as aplicações da administração e suas respectivas ciências, e que essas, envolvessem e influenciassem o dia a dia de suas organizações.

4. A ADMINISTRAÇÃO.

Administração fundamenta-se em gerência, controle e direção de empresas públicas ou privadas, tendo como objetivo maior produtividade e lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia...
tracking img